Meio Bit » Arquivo » Internet » Startup quer formar comunidade segura para floquinhos traumatizados pelo Reddit

Startup quer formar comunidade segura para floquinhos traumatizados pelo Reddit

Parece kibado do roteiro de um episódio de South Park, mas uma startup quer criar um site no estilo Reddit, com extrema moderação e controle, evitando todo tipo de discurso negativo ou agressivo. Um verdadeiro Safe Space online…

8 anos atrás

south-park-s19e08c13-in-their-safe-space_16x9

O Reddit é um dos maiores sites da internet, são dezenas, talvez milhares de “subcomunidades” agregando conteúdo do mais variável possível. Você pode ter comunidades sérias como a r/Techonology, a excelente r/AskHistorians ou a r/IAmA, onde os usuários entrevistam ao vivo gente do nível de Barack Obama. Também temos as mais leves como a r/EmmaWatson/, e subreditorias cobrindo todo tipo de filme e série de TV, além das estranhas, como a r/frogswithteeth, a r/monkslookingatbeer e a r/DawsonsCreek que não é sobre o que você está pensando e PELAMORDEDEUS NÃO ABRA NO TRABALHO OU FORA DELE.

Como toda comunidade muito grande o Reddit traz à tona o melhor e o pior do ser humano, do mesmo jeito que há comunidades altamente progressistas, há comunidades explicitamente racistas e misóginas, mas assim é o mundo onde se respeita a Liberdade de Expressão.

O Reddit tem dado uma guinada para o lado politicamente correto faz tempo, sua ex-CEO entrou para colocar ordem na casa e caçar trolls, chegou a tomar medidas questionáveis como tentar resolver a diferença salarial entre homens e mulheres proibindo… negociações salariais nas contratações, pois mulheres negociam pior e terminam recebendo menos. Sério, ela fez isso.

giphy (1)

Antigamente era preciso um certo couro para viver na internet, hoje não mais, a geração do mertiolate que não arde e pede para não baterem palmas em eventos para não traumatizar os presentes (é sério) não quer mais ser contrariada. O próprio Reddit tem uma brigada que patrulha as comunidades atrás de qualquer violação das regras que eles acham representar, mas isso não é o bastante.

mbKbZoZ

Há gente escrota na internet? Com certeza, há todo tipo de gente por aqui, assim como no mundo off-line, querer que o mundo online seja diferente é irreal. Claro que abuso online, trolls e gente babaca deve ser limada da convivência, mas não dá para fingir que eles não existem.

Esse conceito de Espaço Seguro não existe, fora da cabeça dos estudantes de humanas. Em South Park parodiaram lindamente isso, quando Butters foi obrigado a filtrar as redes sociais do Cartman e vários outros personagens, eliminando todos os comentários negativos e críticas, criando uma internet totalmente falsa, onde somente pessoas boas gentis e positivas habitavam.

A música Safe Space aliás é incrível:


South Park - Safe Space - "In My Safe Space"

Agora o melhor: um grupo de ex-funcionários do Reddit resolveu fazer isso de verdade. Criaram uma versão, Imzy, que pretende ser um Espaço Seguro para comunidades que preguem diversidade, compaixão, compreensão, livres de qualquer tipo de assédio moral, agressão, racismo, sexismo e abuso.

burnslove

O site tem 10 mil usuários em beta fechado, 20 mil na fila de espera e tem parceria com Lena Dunhan, autora daquele seriado Girls. Como todo grupo liberal progressista, o Imzy não permite comunidades sobre Pr0n, e qualquer outro tipo de conteúdo que considerem politicamente incorreto.

Basicamente o Imzy pretende manter a comunidade “limpa” patrulhando ativamente tudo que os usuários disserem. Uma versão online da Rússia Stalinista onde ninguém ousava dizer um “a” contra o Grande Líder, e onde opiniões dissidentes são desencorajadas.

Dará certo? Não sei e não me interessa, desse tipo de câmara de eco eu quero distância. Que fiquem por lá. Nah, quem estou enganando? Não vai dar certo, essas comunidades são autofágicas, brigam entre si o tempo todo. Pensando bem vai ser divertido ver esse troço implodir sob o ataque do mais terrível vilão de todos: realidade.

bb8oC4u

Fonte: Tech Crunch.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários