Home » Internet » Spaces, a nova aposta em redes sociais do Google

Spaces, a nova aposta em redes sociais do Google

Google Spaces é a ferramenta social de compartilhamento entre grupos que integra chat, Google Search, Fotos e YouTube, entre outras soluções da casa

3 anos e meio atrás

spaces-001

O Google não desiste quando se trata de redes sociais. Depois de errar com o Orkut, o Buzz, o Wave e não conseguir fazer com que o Google+ seja abraçado pela comunidade, a gigante das buscas resolveu mudar o foco ao introduzir o Spaces, uma ferramenta baseada principalmente em compartilhamento de conteúdo entre grupos.

A proposta é bem simples, segundo o Google o app chega para criar uma melhor experiência de compartilhamento em grupo. O Spaces permite que você crie um grupo de discussão, como se fossem tópicos de um fórum e convide outras pessoas, utilizando tanto um link como através de Gmail, Hangouts e outros serviços da casa, além de outros apps para compartilhamento que você tiver em seu dispositivo móvel. Dentro de cada um desses grupos os membros poderão introduzir conteúdos através das ferramentas integradas como Google Search, YouTube, Google Fotos, Chrome e outras soluções de Mountain View.

spaces-002

spaces-003

A ideia é evitar que o usuário saia do app para buscar conteúdo, desde que tudo o que ele precisa para adicionar material no grupo já está à mão. O mais legal é que cada item acrescentado possui sua própria área de discussão, permitindo que as conversas sejam mais focadas e produtivas.

spaces-004

As possibilidades são diversas. Você pode criar grupos de discussão sobre música, filmes, grupos de estudos, juntar uma turma para um plano de viagem… basta usar a imaginação. O Spaces também permite que você busque por qualquer elemento em todos os grupos que mantiver, o que é bem prático.

Pode até ser que mais uma vez o Spaces não dê em nada, mas desta vez não dá para dizer que a ideia do Google não é original. Como a empresa já possui uma série de ferramentas de busca e conteúdo o passo mais lógico seria criar um guarda-chuva comum, interligando tudo em uma solução de compartilhamento entre usuários de forma simples e atraente. E não consigo não achar a proposta do Spaces como ferramenta social algo muito interessante.

Aos interessados, o Spaces possui versões para Android, iOS e web.

relacionados


Comentários