Meio Bit » Arquivo » Mobile » ♫Radio, what's new? Radio, someone still loves you♫

♫Radio, what's new? Radio, someone still loves you♫

Há uma conspiração de silêncio entre operadoras e fabricantes para omitir um fato muito importante: seu aparelho de celular tem um sintonizador de rádio FM com o qual você pode ouvir música, notícias, entretenimento, atualidades, sem pagar um centavo. Entendeu o motivo do silêncio?

8 anos atrás

Welles-masterminded-the-largest-scare-in-the-nation

Quando o Apocalipse chegar, a terra for atingida por um meteoro, gatos-monstros gigantes, um tornado gigante, uma armada de mexicanos com armas feitas de tomates, enfrentando uma hora de velhinhas enquanto a Lua se choca com a Terra, você não acompanhará tudo pela internet.

Em seu esconderijo sintonizará um velho rádio AM, em outras células da resistência gente com um mínimo conhecimento de eletrônica será capaz de construir transmissores e receptores, com os quais organizaremos a luta contra tudo isso aí de cima. 

Existe uma percepção de que o rádio é passado, mas isso está muito longe da verdade. Ainda é meio de comunicação de massa essencial para boa parte do mundo, dada sua capilaridade e independência de recursos externos. AM, Ondas Curtas, tudo ainda existe, incluindo as Estações Numéricas. Só que uma parcela da tecnologia não está sendo amistosa com o rádio, e trabalha ativamente para destruí-lo: os telefones celulares.

Essencialmente todos os celulares do mercado possuem módulos em seus processadores para recepção de sinais de FM. Foi o tipo de funcionalidade que algum nerd criativo teve a idéia de implementar, a cadeia de decisões foi aprovando e acabou virando padrão, mas esqueceram de um detalhe: celulares são aparelhos que existem para vender planos de dados e música do iTunes e similares.

Um rádio FM é algo que não consome dados, não gasta dinheiro no iTunes ou no Google Play e cumpre uma dezena de funções, informando, divertindo, entretendo. Tudo que você deveria estar pagando para ter.

Por isso a Apple mantém distância dos recursos de FM, a Microsoft vai remover a funcionalidade do Windows 10 Mobile, e um monte de Androids de operadoras não libera acesso ao sintonizador, e só não são eliminados de vez dos chips por causa do custo.

As emissoras de FM por sua vez vivem lançando campanhas para divulgar o recurso, que muitas vezes sequer é de conhecimento dos usuários, e fazer com que as operadoras o liberem.

Agora no Canadá é a vez do Free Radio on My Phone, a palavra-chave que quem vende celular odeia e o consumidor adora, FREE.

A única certeza é que, aconteça o que acontecer, suma dos celulares ou não, o Rádio continuará a existir.


Queen - Radio Ga Ga (Official Video)

Fonte: CBC.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários