Meio Bit » Arquivo » Ciência » Ship Pr0n

Ship Pr0n

Às vezes é difícil compreender a escala das coisas de dimensões planetárias. Uma que sempre tive dificuldade é o comércio marítimo. Todos sabemos que navios são coisas grandes, mas sempre imaginamos poucos. Agora com o mapa interativo do link abaixo dá pra visualizar o tráfego mundial de 2012, e crianças, é muito navio.

8 anos atrás

new-zealand-ship-c_2024428i

Morando no Rio de Janeiro a gente não tem noção do que é comércio marítimo. Quando estudava em Niterói me acostumei a atravessar todo dia a Baía de Guanabara, vendo sempre os mesmos navios parados nos mesmos lugares; no porto do Rio, navios ficavam dias e dias atracados. A impressão é que comércio marítimo é algo lento e raro.

Não é. Somos apenas incompetentes, dependendo do porto os navios esperam 18 dias até ter vaga para atracar e descarregar. No tempo atracado, dois dias, 74% desse tempo é "sem operação", ou seja: os containers não estão sendo descarregados.

Felizmente o mundo não é o Brasil, e só o fato de navios perderem 10 mil containers por ano e ser um problema tão insignificante que ninguém liga, dá pra ter uma idéia do tamanho do comércio marítimo mundial. São mais de 50 mil navios mercantes.

Só dá para ter uma idéia do que é isso utilizando técnicas de Big Data e modelagem visual. É o que o pessoal do Kiln fez. São 250 milhões de DataPoints, representando em tempo real (mais ou menos) o tráfego marítimo de 2012, com direito a filtros, narração, tudo. É lindo, veja:


Created by London-based data visualisation studio Kiln and the UCL Energy Institute

Fonte: Digital Trends.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários