Meio Bit » Arquivo » Ciência » Quem diria, Volkswagen não é a (única) vilã na história

Quem diria, Volkswagen não é a (única) vilã na história

Todo mundo crucificou a pobre Volkswagen quando rolou o DieselGate. Agora descobriram que a VW não está sozinha, 97% dos carros diesel no mercado também não atendem as exigências de emissões de poluentes.

8 anos atrás

vw

A VW está basicamente ferrada. Segundo um Juiz nos EUA os 500 mil donos de VWs diesel que não atendem às especificações de emissões, por causa do software maceteado da empresa alemã poderão escolher entre ter seus Leasings cancelados, vender o carro de volta pra Volkswagen ou ter ter o problema consertado. Fora isso todos receberão “substancial recompensa” pelo inconveniente de ajudar sem-querer a destruir o planeta.

Agora um relatório detalhado descobriu que não só os VWs, mas 97% de todos os carros diesel do mercado falham nos testes de emissões quando testados em condições de uso real. Ironicamente a maior parte dos 3% que não falham, são modelos… Volkswagen.

Foram testados mais de 250 modelos, com alguns excedente em 6 vezes o limite legal de emissão de poluentes. A explicação para isso é simples: os limites são irreais. Já se chegou a um ponto onde é economicamente inviável um modelo a diesel atendendo os requisitos de emissões. Veja como as exigências européias vêm aumentando:

emissions-standards-s

Ah mas então tem que liberar?

Não é tão simples. Diesel é bem mais eficiente que gasolina, e no papel é menos poluente, por isso principalmente na Europa criou-se uma cultura de carros a diesel, que inclusive é subsidiado. Só que a exigência em cima da gasolina fez com que motores mais e mais eficientes surgissem, hoje temos macumbarias tecnológicas como os conversores catalíticos que tornam os motores a gasolina bem menos poluentes, embora mais caros.

Infelizmente não há tecnologia equivalente para diesel, ele não funciona bem em motores muito pequenos e muito frios, e nenhuma norma baixada por um burocrata mudará isso. É possível atingir os níveis exigidos? Sim. É economicamente viável? Não.

O que vai acontecer? Os fabricantes vão continuar preparando seus carros para passar nos testes, e só. Uma taxa de emissões razoável que poderia ser mantida durante todas as condições de uso deixará de ser almejada. Importante é que o carro passe no teste. Sem trapaça, sem marmotagens como a VW, só com a boa e velha regulagem.

A própria reportagem do Guardian especifica que não há nenhum indício de que os carros testados, todos aprovados pelos testes de emissões oficiais, tenham violado a Lei ou usado qualquer tipo de trapaça. Eles apenas não são tão bons em condições reais quanto nos testes.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários