Home » Engenharia » Nigéria quer mandar um astronauta pro espaço em 2030

Nigéria quer mandar um astronauta pro espaço em 2030

Mais um país com ambições espaciais. Desta vez é a Nigéria, que planeja lançar um astronauta no espaço por volta de 2030. Ambicioso? Com certeza, mas dado o histórico do modesto curto e bem-sucedido programa espacial deles, está valendo a dica do Wesley Snipes.

4 anos atrás

snhcsdm6y1bmirtljxe7

Todo mundo se divertiu com o scam de um tempo atrás sobre o astronauta nigeriano perdido no espaço, mas a pesquisa espacial na Nigéria é uma realidade. A NASRDA — National Space Research and Development Agency lançou e construiu 5 satélites desde 2003. O Brasil em toda sua história de pesquisa conseguiu produzir e lançar 7. Ah sim, a NASRDA foi fundada em 1999.

Hoje a Nigéria constrói seus próprios satélites, e os usa bastante, tanto para obtenção de dados vitais para agricultura como no monitoramento de atividades terroristas. O Boko Haram já foi surpreendido várias vezes e reféns resgatados, graças aos satélites nigerianos.

As ambições do Ministério de Ciência e Tecnologia da Nigéria, que ao contrário do Brasil não lança Lei punindo Inovação, são bem grandiosas. Ogbonnaya Onu, Ministro de C&T revelou que uma delegação visitará a China ainda este mês para dar o chute inicial em um projeto colaborativo para o lançamento de uma missão nigeriana tripulada, por volta de 2030.

Realisticamente eles não têm nada, só a vontade, mas um país que tem que lidar com terrorismo, tem 1/4 do nosso PIB e 1/2 da nossa renda per capita e está quase nos alcançando em termos de satélites lançados, apesar de ter começado praticamente ontem merece respeito.

Fonte: CNN.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários