Meio Bit » Arquivo » Cultura » Os Caça-Fantasmas — masterizado em 4K

Os Caça-Fantasmas — masterizado em 4K

Aproveitando o primeiro trailer da nova versão de Os Caça-Fantasmas, que tal conferir essa edição dos dois primeiros filmes que foram lançados no Brasil em Blu-ray pela Fox-Sony e que foram remasterizados tendo como base uma restauração em 4K?

8 anos atrás

caça fantasmas blu ray (1)

Sei que a notícia não é nova e que esse Blu-ray já está no mercado desde o fim de 2014, mas só agora consegui adquirir e, aproveitando a espera do novo filme, acho legal falar um pouco sobre esse pequeno clássico do cinema pop. Acho que Os Caça-Fantasmas faz parte do imaginário de todo marmanjo que viveu essa febre na infância. Tivemos dois filmes (o segundo não tão bom quanto o primeiro) e uma série de desenhos animados com uma qualidade muito bacana (nas duas primeiras temporadas) e com algumas temáticas bem dark, mas sem esquecer a comédia.

O que temos nessa caixa são os dois filmes longa metragem da franquia com uma remasterização feita a partir da restauração em 4K das duas películas. E isso traz alguma qualidade a mais para os filmes? Sim, muita. Tenho aqui em casa o lançamento em DVD e o primeiro lançamento em BD de Os Caça-Fantasmas e posso dizer que a qualidade é bem pobre. Algumas empresas fazem simplesmente um trabalho bem porco na hora de transformar seus clássicos em filmes digitais Full HD. São filmes que vão vender pouco então não merecem muita atenção. Um pensamento pequeno.

caça fantasmas blu ray (2)

A primeira versão em BD de Os Caça-Fantasmas possui imagem sem nitidez e com uma quantidade gigantesca de ruido. A remasterização tendo como base o arquivo 4K trouxe nova vida para o filme. Muita nitidez e uma profundidade de cor que a versão anterior não possui, embora ainda possamos identificar uma boa quantidade de ruido nas partes mais escuras do filme. Uma boa novidade foi a presença da dublagem clássica em português em 5.1 DTS-HD MA com uma ótima qualidade (no lançamento anterior estava bem abafado).

Nos extras temos poucas novidades. Aliás, na versão anterior existiam mais extras (inclusive material BD Live), mas podemos entender isso pelo fato de essa remasterização ocupar mais espaço na mídia. Os destaques do primeiro filme ficam para o bate papo entre o diretor Ivan Reitman e Dan Aykroyd (onde ficamos sabendo que o roteiro original foi escrito para ter John Belushi no papel de Peter Venkman) e o vídeo sobre a restauração do Ecto-1. No filme 2 também temos uma conversa entre Ivan Reitman e Dan Aykroyd sobre a continuação, cenas deletadas e trailer de cinema.

caça fatasmas blu ray

Legal perceber que todas as versões lançadas no Brasil (DVD ou BD) dos dois filmes os extras nunca são iguais. Isso se deve pela quantidade absurda de material produzido sobre o tema. Nas versões em DVD temos até alguns episódios da série animada.

Vale a pena comprar? Sim, principalmente se você é fã do quarteto. Boa qualidade de imagem e som, e o preço está camarada. É possível achar nas lojas do Brasil por R$ 39,90.

relacionados


Comentários