Meio Bit » Arquivo » Engenharia » A Última da Fórmula Enceradeira

A Última da Fórmula Enceradeira

Sabe a Fórmula E, aquele incrível e emocionante esporte só que não? Agora pra promover a Fórmula Enceradeira fizeram um vídeo com o Bruno Senna correndo contra… você adivinha: ( ) um Blackbird SR-71; ( ) um Bugatti Veyron; ( ) uma galinha etíope, o animal mais rápido da Terra; ( ) um drone quase de brinquedo.

8 anos atrás

P9kYJ

A Formula E, você sabe, é aquela tentativa da FIA de ganhar dinheiro de ecochatos, mas não está dando muito certo, visto que mesmo as ridículas velocidades da categoria são demais para gente que odeia automobilismo e considera carros meros meios de transporte. E amam aquele kiwi que o Google chama de carro.

O Fan Boost, a idéia ridícula de dar a um dos pilotos um turbo extra como recompensa por ser mais votado nas redes sociais também não deu muito certo, e a categoria hoje corre atrás de todo e qualquer meio para se divulgar, inclusive promover disputas inusitadas.

Isso não chega a ser novidade, de vez em quando a F1 faz brincadeiras assim, como a Red Bull, aquela empresa de energético que tem um programa espacial melhor que o nosso, quando colocou seu carro de Fórmula 1 para disputar corrida com um F-18 Hornet:


Red Bull Racing — F1 Car vs F/A-18 Hornet (Red Bull's Daniel Ricciardo Feels The Force)

Uma outra brincadeira legal foi quando colocaram em um autódromo um Honda comum, de linha. O Honda partiu, 20 segundos depois um Porsche Turbo largou também. Com 1 min 15 seg passados é que o carro de F1 começa a se mover, só que no volante está Ayrton Fucking Senna. Veja o que acontece:


F1rob100's channel — Senna Mclaren F1 car vs road car vs sports car

A Fórmula E, tadinha, tem que viver com o que tem, e na falta de Ayrton Senna, serve Bruno Senna, e o adversário à altura de seus bólidos? Um drone.

MQ-9-Block-5-Reaper

Não, não esse.

O Outro Senna compete com um Lumenier QAV210, mas a “corrida” acaba quando fica evidente que o drone é mais rápido, e se torna uma tentativa infrutífera de mostrar como Fórmula E é um esporte rápido e excitante. Veja o vexame:


FIA Formula E Championship — The Chase: Drone vs Formula E Car - Senna vs Speed

O vídeo está com uma relação de dislikes/likes de 1:3 e meros 34 mil views, sucesso quase tão grande quanto a categoria em si. Mas não perca a esperança, você que gosta de automobilismo, carros e quer ver o que carros elétricos podem realmente fazer.

Foi anunciado a criação da Electric GT World Series, uma categoria que em 2017 utilizará Teslas S, modelo P85+, com corridas em pistas pela Europa. Os carros serão de linha, as modificações serão na aerodinâmica, freios, suspensão e tudo que não envolva software ou motor.

O P85+ foi escolhido por ser um modelo de tração traseira, o que torna as corridas muito mais emocionantes (e perigosas). Ao contrário da Fórmula E os Teslas se garantem e correrão em autódromos, não em um quarteirão.

Quanto isso vai ser emocionante? Veja um teste de aceleração de um Tesla S, Fique de olho no velocímetro e mantenha em sua mente que os carros de Fórmula E têm velocidade máxima de 225 km/h:


AutoTopNL — 2016 Tesla Model S P90D LUDICROUS TOP SPEED & Acceleration on AUTOBAHN Test & Sound

relacionados


Comentários