Meio Bit » Arquivo » Games » O suposto controle vazado do Nintendo NX é falso

O suposto controle vazado do Nintendo NX é falso

Sabe aquele suposto controle do Nintendo NX que apareceu na internet outro dia? Era tudo trollagem, com direito a impressão 3D de “protótipo” e manipulação digital no Photoshop.

8 anos atrás

No MeioBit evitamos falar de rumores quando estes não têm base alguma. Mesmo quando tal tipo de notícia vem com algum embasamento, nós autores tentamos ser os mais céticos possíveis.

Laguna_PS3_controller_prototype_E3_2005

O protótipo real do DualShock 3 parecia um bumerangue (crédito: Reddit)

O tio Laguna até tenta palpitar uma ou outra coisa mas quando faço minhas especulações tento justificá-las com bons argumentos. Infelizmente, mesmo sendo fã da Nintendo, nem com bons argumentos eu conseguiria justificar isto…

Laguna_fake_Nintendo_NX_1

Primeira imagem vazada de um suposto controle do Nintendo NX (crédito: Destructoid)

… ou isso aqui.

Laguna_fake_Nintendo_NX_2

Outra imagem do suposto controle do NX, tentando ser mais convincente (crédito: Venture Beat)

Por mais doida que a Nintendo seja, por mais que tal design de controle com tela seja tecnicamente viável, a japonesa pretende reconquistar ao menos os fãs de longa data. Tudo o que sabemos sobre o NX é que ele deverá ser constituído por no mínimo dois módulos: o portátil que sucederá o New 3DS e o console de mesa sucessor do Wii U.

Em dezembro do ano passado, uma patente da Nintendo sugeria ou um console portátil com formato bizarro ou um substituto do GamePad do Wii U para o NX.

Laguna_Nintendo_Patente

Pois bem, um troll pregou uma bela peça ao dar vida à patente da Nintendo: na primeira foto, ele apenas usou de manipulação de imagens num Photoshop.


ID 2Dev — Codename NX

Não bastasse o estrago feito pela primeira foto, alguém teve a brilhante ideia de fazer a impressão 3D do suposto protótipo e alimentar ainda mais o hoax com novas fotos.


Frank Sandqvist — Making the "leaked NX controller"

Com o rumor de que o Wii U terá a produção encerrada em breve, a internet acreditou no hoax. Tudo mentira.

Confesso que até acreditei que um controle assim seria viável dependendo do jogo, mas dificilmente as editoras que abandonaram o Wii U aceitariam desenvolver títulos exclusivos para tal geringonça. Faltaria resposta tátil, mesmo aquela tecnologia Phorm da Tactus, que transforma botões virtuais em físicos, está muito no começo.

A única coisa que é quase certa: a Nintendo apresentar o NX próximo ou durante a E3 2016. Quanto ao lançamento do novo console, especulo que a parte portátil seria lançada ainda este ano, com o console de mesa sendo lançado em 2017 e concorrendo com o PS4K. Até lá, prefiro não confiar nesse tipo de vazamento.

relacionados


Comentários