Home » Miscelâneas » Google vai introduzir prazo de validade em arquivos compartilhados

Google vai introduzir prazo de validade em arquivos compartilhados

Quer limitar o tempo que outras pessoas acessem os arquivos que compartilha? Pois o Google em breve vai liberar essa possibilidade para você

4 anos atrás

google-docs-expiration

O Google não cansa de adicionar funcionalidades a seus serviços que nós nunca consideramos úteis, até termos eles em mãos. Por exemplo: compartilhar arquivos através do Drive ou Documentos, Planilhas e Apresentações para edição mútua é muito útil, ma em alguns casos você pode não querer que outros acessem o material em questão para sempre. Por outro lado, lembrar de que precisa desativar o compartilhamento é incômodo.

Então por que não introduzir um prazo de validade para que outras pessoas tenham acesso? É o que o Google está fazendo.

A empresa anunciou nesta semana que em breve você poderá determinar por quanto tempo um editor convidado ou um amigo poderá ter acesso a arquivos da suíte de escritório da companhia, bem como a pastas mantidas no Google Drive. Assim, quando você convidar seus amigos você terá a opção de determinar por quanto tempo ele poderá editar, baixar ou mesmo acessar o mesmo. Há opções de dois, sete e trinta dias mas você pode customizar à vontade.

Expiring Access

Foi dado um bom exemplo para ilustrar a necessidade de se ter um período pré-determinado de acesso, que o caso de um contratado temporário que precisa de informações referente aos funcionários de uma companhia pelos três meses que permanecer ligado a ela. Ao fim de seu contrato ele não terá mais nenhum vínculo, mas no modelo anterior se o dono do arquivo não o removesse do compartilhamento ele continuaria a ver as edições indefinidamente (tudo bem que empresas grandes usam o Office, mas…).

Como é de praxe a novidade será adicionada aos poucos, mas não deve demorar a todos terem o recurso disponível. O que é bom, nem sempre a gente lembra de remover o compartilhamento de coisas que consideramos importantes mas que queremos que outros vejam e/ou possam ajudar a criar. Mas nem todo mundo quer que os mesmos possam ter acesso para sempre.

Fonte: Google.

relacionados


Comentários