Meio Bit » Arquivo » Internet » Tal qual Facebook, Instagram perderá ordem cronológica das postagens

Tal qual Facebook, Instagram perderá ordem cronológica das postagens

Instagram anuncia que rede social abandonará a ordem cronológica do feed e passará a organizar as postagens por relevância

8 anos atrás

instagram

O Facebook tem um certo problema com timeline cronológica. A rede social a abandonou completamente, implementando um algoritmo em seu lugar que passou a exibir postagens mais relevantes, só que como há toda uma estrutura de boost mediante pagamentos (que nem sempre funciona), sem falar na preferência por soluções próprias (vídeos do Facebook Live têm prioridade sobre os de outros formatos) e sua fobia patológica a outras redes, é fato que deixamos de conferir muitas coisas que nossos amigos e páginas favoritas compartilham.

O único produto que não foi por esse lado até agora era o Instagram, mas isso está prestes a mudar.

Ontem a rede social de fotos preferida dos donos de gatos, apreciadores de boa comida e a galera do selfie anunciou que dentro dos próximos meses, o feed de atualizações do Instagram deixará de ser cronológico e passará a ser ordenado tal qual o Facebook, por ordem de relevância. A desculpa oficial é que com o crescimento da rede, “ficou mais difícil acompanhar tudo o que as pessoas compartilham”.

Segundo avaliação do Instagram os usuários em geral perdem cerca de 70% de tudo o que é compartilhado em sua timeline pessoal, e passar a ordenar as imagens com um algoritmo de relevância privilegiaria as fotos com mais curtidas e visualizações (algo que apesar de sempre ter sido contabilizado e computado, recentemente passou a ser informado aos usuários também) contra aquelas ignoradas por seus seguidores.

Outros fatores como a análise do conteúdo da foto ou vídeo e a possibilidade de engajamento também serão fatores levados em conta na hora de destacar essa ou aquela postagem e passá-la na frente das demais. O relacionamento também será analisado, muito provavelmente postagens de amigos (que se seguem mutuamente) serão privilegiadas, embora ainda acredite que usuários com um grande número de seguidores, tais como celebridades não serão depreciados. Já contas de empresas entram em outra jogada. O horário da postagem também será analisado: fotos e vídeos compartilhados na madrugada serão destacados de manhã.

O Instagram jura de pés juntos que não irá ocultar o conteúdo dos usuários, afirmando que todas as postagens estarão no feed só que em ordem semelhante. Pode até ser, mas o Instagram poderia oferecer não para o usuário comum, mas para os influenciadores algo que já faz com empresas, a possibilidade de promover suas postagens mediante pagamento. É o mesmo modelo de boost das páginas do Facebook, com a vantagem de poder arrancar uma graninha daquele artista que deseja divulgar seu novo álbum de forma imediata para todos os seus seguidores. As postagens dos mortais estariam todas lá, fora de ordem mas ocultas atrás de uma série de fotos e vídeos de gente mais relevante que podem ou não abrir a carteira para se destacarem, sem falar nos anúncios.

Resta aguardar os próximos capítulo para testemunhar como o Instagram vai ficar quando a atualização chegar.

Fonte: Instagram.

relacionados


Comentários