Meio Bit » Arquivo » Indústria » 2ª Semana da Mulher na Tecnologia — 5 a 12 de março

2ª Semana da Mulher na Tecnologia — 5 a 12 de março

Onde você vai estar na semana de 5 a 12 de março de 2016? Se você for mulher e se interessa por TI, vai estar na semana da Semana da Mulher na Tecnologia, uma série de eventos muito interessantes. Clique e saiba mais!

8 anos atrás

Margaret_Hamilton_in_action

Miss Hamilton, nossa nerdinha preferida

Uma vez, muito tempo atrás uma moça que conheci teve uma crise de choro por causa do trabalho: não se lembrava de algo que tinha feito, e o projeto dependia disso. Eu a acalmei, confortei, falei que ela eventualmente se lembraria. Ela foi dormir soluçando. No dia seguinte lembrou de tudo, e era basicamente bruxaria.

Ela estava desenvolvendo um projeto para um cliente de alcance nacional, e usavam um banco de dados caríssimo, daqueles que cobravam até pelo número de núcleos na CPU do servidor. O cliente tinha licença para uma conexão e precisavam de duas. Essa moça passou semanas fuçando o banco, até que descobriu uma interface de manutenção esquecida, legado de versões antigas. Ela chegou a consultar o fabricante, nem eles sabiam da existência da backdoor.

Nessa hora eu tive certeza: essa manja. O fato de ela ser mulher não aumentou meu respeito, nós crias de Asimov estamos acostumados com Susan Calvin, fãs de ficção científica e quadrinhos reconhecem o conceito de mulheres inteligentes ligando com tecnologia. Quando chegamos no mundo adulto aprendemos sobre Ada Lovelace, Marie Curie, Grace Hopper, Margareth Hamilton, Katherine Johnson, e muitas outras.

katherine-johnson

Katherine Johnson, era tipo a Margareth Hamilton mas não precisava de nenhum stinking computer. Saiba mais sobre ela.

A loura mais estonteante que eu conheci digievoluiu de web designer para DBA. Já trabalhei com mulheres competentíssimas em suas áreas, fossem analistas de sistemas, fossem tráfego de agência. A impressão que tenho em TI é que mulheres costumam ser muito competentes, mas a culpa disso é de Darwin: há tão poucas mulheres na área que é preciso se destacar muito pra conseguir entrar.

Hoje felizmente há um monte de iniciativas que tentam livrar as meninas do terrível destino de uma faculdade de Humanas. Nos EUA até a Casa Branca promove abertamente mulheres em STEM, sigla que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (nada de Macaquinhos).

No Brasil a Semana da Mulher na Tecnologia é uma excelente iniciativa promovida pela FIAP com apoio de grandes nomes como Google, Twitter, Intel e MeioBit. Este ano homenageia Grace Hopper, a maior de todas as geeks. A Semana conta com eventos em vários Estados, com workshops, hackatons, Maker Day da Intel pra meninas, empreendedorismo e muito mais.

No site oficial você acessa a agenda completa. Se você é mulher, compareça. Se conhece alguma que se interesse por tecnologia, passe essa dica pra ela.

Precisamos chegar em Marte, precisamos tirar o Brasil (e boa parte do mundo) da lama e não dá pra fazer isso alienando 50% dos talentos.

Semana da Mulher na Tecnologia

relacionados


Comentários