Meio Bit » Arquivo » Software » Google atualiza o App Engine com suporte a Java

Google atualiza o App Engine com suporte a Java

15 anos atrás

O Google App Engine é uma forma de criar aplicativos web usando a plataforma fornecida pela Google. Você cria seu aplicativo, usando APIs em Python ou Java (novo, ainda em testes) e toda a infraestrutura fica por conta da empresa. Isso significa que você pode criar aplicativos que escalam para milhares ou milhões de usuários, sem realmente se preocupar como isso tudo funciona. É o aluguel de um datacenter de primeira linha, com processamento, armazenamento e banda virtualmente ilimitados.

Se você ainda não entendeu o que é o App Engine, vou dar um exemplo mais prático e Orkutístico: BuddyPoke. O aplicativo fez um sucesso enorme, com milhões de usuários no Orkut e em outros serviços sociais trocando mensagens e imagens. O problema é que para fazer o balanceamento de carga, gerenciar memória, processamento de CPU e a base de dados está além do que um desenvolvedor web típico tem em suas mãos.

14-4-2009 02-17-38

Não é apenas questão de conhecimento técnico. Desenvolver para Web exige conhecimentos de pelo menos 4 sintaxes diferentes de linguagens. E adicione isso os conhecimentos de servidor. O problema é que fazer balanceamento de carga, multithreading e escala horizontal, ou seja, divisão de trabalho ao invés de escala vertical, que é hardware mais poderoso, exige ainda mais conhecimento, tempo e dinheiro.

Com o App Engine, o desenvolvedor delega a parte chata para a Google e se concentra em atender as necessidades dos usuários, encantar clientes e resolver problemas. Com o suporte ao Java entrando em cena, simplesmente centenas de milhares de desenvolvedores estarão habilitados a usar e desenvolver aplicativos distribuídos para a web e parcialmente conectados.

Obviamente, nem tudo sairá de graça. Há um limite para a boca livre, mas a Google está com preços muito competitivos, como você pode ver abaixo:

CPU: Uso pela aplicação e DataStore - $0.10/núcleo hora
Banda: De/Para Usuários, E-mail URL Fetch: $0.10/GiB (entrada) e $0.12/GiB (saída)
Armazenamento (DataStore): $0.15/GiB mensais
E-mail: $0.0001/destinatário enviado

Se você deseja saber mais, uma boa fonte de informações é assistir os vídeos do Campfire. Para comodidade, o primeiro está abaixo:

Fonte: Google, Campfire Videos
Dica: Paulo Iap

relacionados


Comentários