Home » Hardware » Intel começa a usar estrelas para classificar chips

Intel começa a usar estrelas para classificar chips

11 anos atrás

A era dos gigahertz para explicar performance de processadores ao consumidor final acabou. Tanto AMD quanto Intel usam uma mistura de nome e número para indicar o tipo de processador e o desempenho que se espera dele.

Mas a segmentação do mercado acabou gerando um problema para as duas empresas e a Intel resolveu atacar o problema criando uma classificação em estrelas, baseada em recursos disponíveis no chip, não necessariamente performance. Por exemplo, se dois chips forem totalmente idênticos em todos os itens, mas um tem 4MiB de cache e o outro 6MiB, esse último terá uma estrela a mais. É o que acontece com os modelos Q8300 e Q9300, por exemplo.

13-4-2009 15-26-24 

A nova classificação, você pode conferir na imagem abaixo ou diretamente no website da Intel, com links para as diversas famílias. Olhando a tabela, fica claro que é preciso, antes de fazer uma compra, pesquisar bastante e navegar pelo website da empresa. Cores (núcleos), cache, barramento, clock e recursos como hyperthreading e turbo boost podem dar um nó na cabeça do consumidor. Para quem pensa em fazer um upgrade ou comprar um PC novo, é leitura obrigatória.

intel_star_rating

Fontes: PCMag e Intel

relacionados


Comentários