Meio Bit » Arquivo » Games » Estúdio cancela sucessor espiritual do Giants: Citizen Kabuto

Estúdio cancela sucessor espiritual do Giants: Citizen Kabuto

Após fracassar no Kickstarter e de não conseguir o apoio de uma editora, estúdio cancela o desenvolvimento do First Wonder, jogo que seria um sucessor espiritual do Giants: Citizen Kabuto.

8 anos atrás

first-wonder

Quando o Giants: Citizen Kabuto foi lançado, lá em dezembro de 2000, talvez aquela tenha sido a época da minha vida em que menos joguei videogame. Com minha atenção quase totalmente voltada à faculdade, eu praticamente não jogava nada, mas isso não me impedia de acompanhar os lançamentos e sentir uma tremenda vontade de colocar as mãos em alguns deles. A criação da Planet Moon Studios foi um desses casos.

O tempo passou e mesmo com o título tendo sido lançado para o PlayStation 2 nunca tive a oportunidade de jogá-lo e embora hoje ele esteja disponível no GOG, visualmente o jogo não parece ter envelhecido muito bem e a vontade de encará-lo hoje em dia nem de longe é a mesma de há 15 anos.

Talvez tenha sido por tudo isso que vi com bons olhos o lançamento da campanha para o financiamento coletivo do First Wonder, jogo idealizado pelo pessoal da Rogue Rocket Games e que pretendia ser uma espécie de sucessor espiritual do Giants: Citizen Kabuto. Porém, tal título provavelmente nunca existirá.

Os problemas começaram quando a desenvolvedora falhou em conseguir os US$ 500 mil dólares necessários para a produção e apesar dos envolvidos terem afirmado que aquele não era o fim do projeto e que o próximo passo seria tentar encontrar uma editora para lhes ajudar, chegou a informação de que isso não foi possível.

Após o Kickstarter falhar nós procuramos outras oportunidades e parcerias para manter o desenvolvimento em curso. Embora suas doações tenham nos ajudado, nós ainda financiamos do próprio bolso 95% do projeto. A quantidade de investimento para levar o jogo para o próximo estágio era muito grande para lidarmos por conta própria.

 

Tivemos algumas conversas interessantes, mas independentemente do quão empolgados alguns estavam com o projeto, ele caiu pelos números e pelo risco. Para as editoras, o Kickstarter mostrou que simplesmente não tínhamos ou que não conseguimos encontrar um público.

Sendo assim, agora o estúdio passa a se dedicar a outros projetos e aqueles que colocaram algum dinheiro na produção terão a opção de receber a quantia de volta ou ganhar chaves para a demo do First Wonder ou do título anterior da Rogue Rocket, o Gunpowder.

Mesmo não sendo um fã do Giants: Citizen Kabuto, é uma pena ver um projeto tão promissor sendo abandonado, mas se realmente não existia uma público para ele, era de se esperar que este fosse o destino do First Wonder. Além disso, pelo menos não estamos diante de mais uma campanha do Kickstarter que obteve sucesso e o dinheiro arrecadado desapareceu.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários