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MWC 2016 — HTC Vive será lançado em abril por US$ 799

Ser early adopter não é para qualquer um: HTC e Valve confirmam lançamento do Vive, seu headset de RV para abril; acessório custará US$ 799

8 anos atrás

htc-vive

Ontem, enquanto grandes companhias anunciavam seus novos smartphones de ponta a HTC, jogando por fora, fez um anúncio mais modesto mas ao mesmo tempo muito esperado: o Vive, o headset de realidade virtual desenvolvido em conjunto com a Valve teve seu lançamento oficializado, com o início da pré-venda marcado para o dia 29/02; as primeiras unidades serão despachadas no início de abril.

E claro, assim que o preço se tornou conhecido a comunidade de mal acostumados chilicou ferozmente.

O headset da Valve e HTC passou por uma série de refinamentos desde o anúncio na última MWC. Ele recebeu um microfone e tiras mais ergonômicas para ajustar o acessório à cabeça, os controles e os sensores de movimento ficaram menores e mais bem acabados. Enfim, o Vive agora tem cara de produto finalizado, pronto para chegar ao mercado consumidor.

Ele possui quase as mesmas características que seu principal concorrente, o Oculus Rift. A diferença é a presença de sensores como acelerômetro e giroscópio, a fim de que os detectores adicionais possam captar os movimentos do usuário e oferecer uma experiência mais imersiva. Com precisão de 6 minutos de arco, a HTC e a Valve garantem que o Vive é capaz de proporcionar um campo de visão de 360º perfeito. Por fim ele será compatível com smartphones através de um app para iOS e Android, que permitirá atender ligações, checar mensagens e visualizar notificações enquanto consome outro tipo de conteúdo.

http://www.youtube.com/watch?v=-mxDQycSyDg

HTC Vive — Introducing the Vive

Só que isso tem um preço: contrariando o desejo da cambada que quer ter acesso a tecnologia de ponta pelo preço de uma tubaína os fabricantes fixaram o valor do Vive em US$ 799, duzentos dólares a mais que o Oculus Rift. A presença dos sensores e controles adicionais seria o principal motivo pela diferença.

Claro que os mimizentos odiaram:

https://twitter.com/Couchmaster3000/status/701456785245413379

O rei dos reclamões entretanto é Nic Rowen do site Destructoid, que não contente em taxar o acessório de caro (não éescreveu um post chorando as pitangas e relacionando coisas mais baratas que o Vive.

O público pode gritar, chorar e espernear o quanto quiser, mas tem que entender que tecnologia de ponta enquanto no berço É CARA, só que não permanece assim. Para ser early adopter é preciso estar disposto a gastar muito, muito dinheiro para ser o primeiro do seu bairro com um brinquedo novo e fazer inveja nos amiguinhos. Estes por sua vez irão esperar os desbravadores gastarem seus milhares de dinheiros, a tecnologia se pagar e ser amortizada para só então adquirir os gadgets em versões mais refinadas e com preços decentes. Sempre foi assim e sempre será.

Vale lembrar também que assim como o Oculis Rift, o HTC Vive exige uma máquina relativamente potente para funcionar. As especificações mínimas envolvem processadores Intel i5-4590 ou AMD FX 8350, 4 GB de RAM (o único recurso que menos exigente que o Rift, que necessita de 8 GB para começar), GPU nVidia GeForce GTX 970 ou AMD Radeon R9 290, entrada HDMI 1.4, DisplayPort 1.2 ou mais recente e Windows 7 SP1.

Novamente, ser early adopter é um privilégio para poucos. Tecnologia nova é cara, somente alguns com bolsos recheados poderão desfrutar dela no início. Os demais poderão também com o tempo, quando os headsets se tornarem mais baratos e acessíveis, sem falar que serão melhores.

Já a turma do mimimi agora aposta suas fichas no PlayStation VR, torcendo para que ele seja lançado pelo custo de um chopp e dois pastéis. Spoiler: não será.

O HTC Vive será disponibilizado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Espanha, Suíça, Irlanda, Suécia, Taiwan, China, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Brasil? Bem, como a HTC não atua mais por aqui reze para que a Valve fique a cargo da distribuição por aqui, algo que infelizmente não acredito que aconteça.

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