Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Super-Super Tucano cai na Indonésia

Super-Super Tucano cai na Indonésia

Hoje um Super Tucano, caça produzido pela Embraer e usado por 16 países, caiu na Indonésia. Ainda há poucas informações, mas aparentemente os dois tripulantes morreram, apesar de pelo menos um ter conseguido ejetar. Clique, veja o pouco que sabemos e aproveite para acompanhar a confusão da mídia mal-informada…

8 anos atrás

tucano2

O Super Tucano é um dos melhores vetores de sua categoria, com um preço muito em conta e um custo operacional excelente, US$ 500/hora de vôo. Países como o Afeganistão estão doidos para colocar as mãos nele, que é uma plataforma ótima para cumprir o papel hoje do muito mais caro A10, que não é necessário num ambiente sem ameaças aéreas.

Ele é usado em ações de contra-insurgência, observação, controle de fronteiras, ataque a pistas usadas pelo tráfico e shows da Esquadrilha da Fumaça. 

Infelizmente, como todo avião de vez em quando ele sofre acidentes. É bem raro mas um avião usado em treinamento acaba sendo mais propício a esse tipo de fatalidade. Foi o que aconteceu hoje.

Segundo relatos o avião, com dois tripulantes decolou às 09:07 hora local, da base aérea de Abdurrahman Saleh para um vôo de teste. Depois de atingir altitude de cruzeiro de 25 mil pés, desceu para 15 mil nas proximidades da base aérea de Malang, quando perdeu contato de rádio.

Uma testemunha diz ter visto o avião subir, para em seguida mergulhar e atingir uma casa. O vôo teria durado 5 minutos.

Ca02wDMUUAAWZwo

Aqui as informações começam a divergir. Alguns falam de 5 mortos, outras fontes citam 4. Outras que apenas os tripulantes morreram.

download

Calma que piora. Alguns relatos falam que os tripulantes não ejetaram. Outros que ejetaram mas ficaram presos debaixo dos escombros (como?)

Ca0-6GQUAAAuzPw

Outro relato diz que o piloto ejetou mas o outro tripulante não. E que o piloto foi encontrado morto a 2 km do local, perto de uma plantação de arroz. Será que pagou uma de Goose e bateu a cabeça na Canopy ao ejetar?

A única certeza que temos é que há algo muito errado por lá. Em julho do ano passado um C130 com mais de 100 passageiros caiu matando todo mundo. Em dezembro, dois pilotos morreram num treinamento. Ou a bruxa está solta ou a tradicional falta de preocupação da Indonésia com manutenção e certificação de pessoal está se fazendo sentir.

Fonte: um monte de sites.

P.S.: valorizando o jornalismo nacional, a imagem de abertura reflete esta chamada do R7:

tucano

Sendo justo, eles consertaram o título da matéria, agora o Super Tucano não leva mais cinco soldados (sic). Agora ele é um… bimotor.

R72

Sendo mais justo ainda, esse nível de jornaleirismo de várzea não é só local. Segundo o Russia Today, o Super Tucano é… um jato.

rt

Portanto, crianças, ficadika: só vamos postar mais informações quanto tivermos o que postar, com um mínimo de confirmação. Não adianta correr para dar a manchete e falar bobagem.

relacionados


Comentários