Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Mortes acidentais causadas por selfies no mundo

Mortes acidentais causadas por selfies no mundo

Acidentes com selfies já matam mais gente do que ataques de tubarões.

8 anos atrás

selfie_mortes

Já falamos disso aqui no MeioBit em alguns momentos. Pessoas que sofreram mortes acidentais por se arriscarem em locais perigosos para fazer aquela selfie perfeita. O autorretrato sempre existiu no mundo da produção de imagens. Na pintura era comum e na fotografia não poderia ser diferente. Porém, a fotografia com dispositivos mobile transformou isso em uma coisa fácil e sem a necessidade de carregar quilos de equipamentos. Em um mundo cada vez mais inundado por selfies irreverentes a ousadia começou a fazer parte da brincadeira.

A coisa chegou a um ponto que temos estatísticas e, alguns países, já possuem campanhas de conscientização dos habitantes para a selfie segura. É o caso da Russia que lançou a sua campanha em julho de 2015 quando a polícia já tinha contabilizado várias mortes e mais de 100 feridos em acidentes relacionados a selfies.

Agora, Zachary Crockett do site Priceonomics fez uma extensa pesquisa nas notícias da internet nos últimos 3 anos e montou um panorama interessante sobre as mortes causadas em acidentes envolvendo selfies. O mais interessante é que tudo foi dividido em diversos gráficos informativos e temos acesso a varias informações.

Nos últimos 3 anos 49 pessoas morreram em situações envolvendo selfies. Destes, 75% eram homens (mesmo as mulheres sendo a parcela da população que mais utilizam a prática) e a idade média das vítimas é de 21 anos. Olhando o gráfico abaixo notamos que ninguém acima de 32 anos teve morte relacionada ao selfie. Ou seja, homens jovens (podemos colocar idiotice como fator principal?).

selfie_mortes_04

Porém, como essas pessoas morreram? O gráfico abaixo mostra que 16 caíram de grandes alturas, 14 se afogaram e 8 tiveram seus acidentes ligados a trens. A principal causa de mortes é bem explicada pela existência dos Rooftopping Photographer.

selfie_mortes_01

E o local? Também existe essa informação. 19 mortes (40%) estão na Índia e logo atrás temos Russia (7) e Estados Unidos (5). A maior parte das mortes na Índia foi causada por afogamento. Isso merece um estudo a parte. O que esses jovens indianos estão fazendo para termos esses números elevados?

selfie_mortes_02

E por fim temos as comparações com outras mortes acidentais no mundo. No ano de 2015 tivemos 29 mortes relacionadas ao selfie no mundo. Isso faz com que essa causa de morte fique em 4º lugar nas estimativas. Os selfies mataram mais gente do que ataques de tubarões, que o futebol americano e acidentes com skate.

selfie_mortes_03

O problema aqui não é o selfie e sim as irresponsabilidades das pessoas para conseguir a foto mais impactante possível para conseguir curtidas nas redes sociais. São atitudes idiotas e inconsequentes que podem custar a vida. Será que esse é um preço viável para pagar pela selfie perfeita? E será que no final Darwin explica isso tudo?

relacionados


Comentários