Meio Bit » Arquivo » Mobile » Tim Cook confirma: Android terá mais apps da Apple

Tim Cook confirma: Android terá mais apps da Apple

Os tempos são outros: Tim Cook admite que o Apple Music no Android foi um teste e que espera ver mais apps da maçã rodando no robozinho do Google no futuro

8 anos atrás

tim-cook

Como as coisas mudam. Houve um tempo em que o CEO da Apple Tim Cook odiava o Android, o ridicularizava, o chamava de lixo e porto de malwares (ok, esse último é verdade) e etc. A maçã considera o sistema mobile do Google um produto roubado, fruto de espionagem industrial quando o então chefe de Mountain View Eric Schmidt era acionista de Cupertino. Steve Jobs queria o robozinho morto e enterrado, e esse sentimento foi de certa forma herdado por Cook.

Só que não dá para ignorar um mercado onde a grande maioria dos usuários são donos de Androids, e por isso o executivo agora admite que mais apps proprietários da Apple podem aparecer no sistema móvel do Google em breve, seguindo o sucesso aparente do Apple Music.

Em um evento recente direcionado a funcionários e acionistas, Cook disse que o Apple Music foi um teste de  receptividade, a fim de avaliar se donos de Androids estariam dispostos a consumir soluções da maçã em outro dispositivo móvel que não os dela própria. A afirmação é lógica mas o resultado era o esperado, os app proprietários como o Music e o iCloud, bem como Fotos e outros serviços são úteis e no fim das contas, adições bem vindas principalmente a quem não vive trancado na gaiola dourada da Apple e utiliza diversas plataformas. No meu caso eu possuo um computador Windows, um Linux, um Mac Mini, um Android e um iPad, e utilizo todos eles.

Seria excelente se as soluções da Apple estivessem disponíveis para todas as plataformas, o usuário ganha muito com isso e a empresa também. Foi o que a Microsoft de Satya Nadella faz hoje, deixou de se concentrar em um ecossistema blindado (que era a visão de Steve Ballmer) e passou a se focar em serviços; não importa se é Windows ou Mac, iOS ou Android ou Windows Mobile: instalou, rodou, dinheiro na caixinha.

Serviços do iCloud como armazenamento de arquivo e fotos, sincronização de calendário e contatos seriam muito bem vindos no Android. O iMessage e o FaceTime então, nem se fala. O Apple Pay também seria interessante até para aumentar a carta de parceiros disponíveis no Android Pay, empresas como a Disney e McDonald's só são compatíveis com o sistema de pagamentos da maçã.

Por enquanto não sabemos quais apps serão lançados ou quando eles farão companhia ao Music e ao Move to iOS (que já causou problemas na Europa), mas seria um desperdício de potencial se a Apple não investir logo nisso.

Fonte: Business Insider.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários