Tim Cook confirma: Android terá mais apps da Apple

tim-cook

Como as coisas mudam. Houve um tempo em que o CEO da Apple Tim Cook odiava o Android, o ridicularizava, o chamava de lixo e porto de malwares (ok, esse último é verdade) e etc. A maçã considera o sistema mobile do Google um produto roubado, fruto de espionagem industrial quando o então chefe de Mountain View Eric Schmidt era acionista de Cupertino. Steve Jobs queria o robozinho morto e enterrado, e esse sentimento foi de certa forma herdado por Cook.

Só que não dá para ignorar um mercado onde a grande maioria dos usuários são donos de Androids, e por isso o executivo agora admite que mais apps proprietários da Apple podem aparecer no sistema móvel do Google em breve, seguindo o sucesso aparente do Apple Music.

Em um evento recente direcionado a funcionários e acionistas, Cook disse que o Apple Music foi um teste de  receptividade, a fim de avaliar se donos de Androids estariam dispostos a consumir soluções da maçã em outro dispositivo móvel que não os dela própria. A afirmação é lógica mas o resultado era o esperado, os app proprietários como o Music e o iCloud, bem como Fotos e outros serviços são úteis e no fim das contas, adições bem vindas principalmente a quem não vive trancado na gaiola dourada da Apple e utiliza diversas plataformas. No meu caso eu possuo um computador Windows, um Linux, um Mac Mini, um Android e um iPad, e utilizo todos eles.

Seria excelente se as soluções da Apple estivessem disponíveis para todas as plataformas, o usuário ganha muito com isso e a empresa também. Foi o que a Microsoft de Satya Nadella faz hoje, deixou de se concentrar em um ecossistema blindado (que era a visão de Steve Ballmer) e passou a se focar em serviços; não importa se é Windows ou Mac, iOS ou Android ou Windows Mobile: instalou, rodou, dinheiro na caixinha.

Serviços do iCloud como armazenamento de arquivo e fotos, sincronização de calendário e contatos seriam muito bem vindos no Android. O iMessage e o FaceTime então, nem se fala. O Apple Pay também seria interessante até para aumentar a carta de parceiros disponíveis no Android Pay, empresas como a Disney e McDonald’s só são compatíveis com o sistema de pagamentos da maçã.

Por enquanto não sabemos quais apps serão lançados ou quando eles farão companhia ao Music e ao Move to iOS (que já causou problemas na Europa), mas seria um desperdício de potencial se a Apple não investir logo nisso.

Fonte: Business Insider.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples