Meio Bit » Arquivo » Hardware » Rumor: linha Nexus pode passar a ser fabricada pelo Google

Rumor: linha Nexus pode passar a ser fabricada pelo Google

Fontes dizem que Google pode tirar a linha Nexus dos parceiros e passar ela mesma a produzir seus smartphones com Android puro, a fim de aumentar os lucros

8 anos atrás

nexus-6p

Por que a Apple lucra tanto com seus iPhones? Fora os preços exorbitantes que pratica em países menos sérios há o fato de que ela fabrica seus próprios aparelhos (não diretamente, mas você entendeu), ao passo que o Google licencia o Android para seus parceiros, que ficam com os lucros das vendas dos aparelhos. Mountain View faz muita grana com anúncios, mas poderia ganhar mais? Claro que sim.

Com isso em mente começaram a surgir rumores de que a próxima geração dos produtos Nexus não mais serão produzidos por parceiros e sim pelo próprio Google, e essa pode ser uma das melhores ideias que tiveram em muito tempo.

O principal motivo para essa mudança de pensamento seria justamente o lucro da Apple com seus iPhones, o custo de manter uma montadora como a Foxconn encarregada de produzir seus dispositivos é irrisório perto do montante que lucrariam em deixar de fornecer os Nexus a seus parceiros como LG, Huawei e outros. A linha 2015 foi bem elogiada, mas uma coisa é entregar devices de ponta e outra bem diferente é fazer dinheiro com eles.

Segundo o The Information (paywall) o CEO do Google Sundar Pichai e seus técnicos mais próximos estariam informando os parceiros que em 2016 a companhia pretende exercer maior controle sobre sua linha de dispositivos com Android puro, e isso significaria passar eles mesmos a produzir os devices. Isso afetaria diretamente parceiros como LG, Lenovo e Huawei já que o nível de envolvimento com Mountain View seria diminuído, se mantendo restrito às parcerias já estabelecidas com suas linhas próprias, que não seriam afetadas.

Essa mudança de atitude seria um reflexo dos bons resultados da linha Pixel: seu Chromebook um tanto caro e seu tablet de ponta de preço razoável são dois produtos com um excelente acabamento, e embora não consigam chamar a atenção dos consumidores são provas de que o Google é sim capaz de fabricar seu próprio hardware. Tirar os parceiros da jogada permitirá não só um maior controle da linha Nexus como se reverterá em lucros maiores, já que não precisará dividir as vendas com ninguém.

Como se trata de um rumor é bom desconfiar, mas considerando o que o Google já conseguiu com a linha Pixel seria tolice se não percebessem que há sim possibilidade de assumir a bronca e ficar de olho mais de perto no desenvolvimento da linha Nexus, sem falar em lucrar mais.

Fonte: Extreme Tech.

relacionados


Comentários