Home » Destaques » Nikon, Photoshop e as piadas da internet

Nikon, Photoshop e as piadas da internet

Nikon de Singapura premia foto porcamente photoshopada e vira piada na internet.

3 anos atrás

Eu nem estava pensando em escrever sobre isso. A piada rodou no fim de semana inteiro pela internet e quase todo mundo já sabe do acontecido. Porém, houve desdobramentos ainda mais engraçados nesta segunda feira e acho que os leitores merecem conhecer a história toda.

Resumo da história: na quinta feira passada a Nikon de Singapura publicou em sua página no Facebook uma imagem do fotógrafo Chay Yu Wei. Junto com a foto estava um elogio rasgado ao autor por ter capturado uma cena perfeita (do ponto de vista da composição e da sorte). A imagem está reproduzida abaixo.

nikon_photoshop (3)

Junto com a foto a Nikon diz que Chay Yu Wei estava com seus amigos fazendo uma caminhada fotográfica em Chinatown quando percebeu que a fotografia da escada daria uma perspectiva interessante. Quando estava compondo a foto um avião passou e fez desta a imagem perfeita. Nikon presenteou o fotógrafo com uma bolsa para carregar seus equipamentos.

nikon_photoshop (4)

Minutos depois que a foto foi postada, alguns fotógrafos mais detalhistas começaram a perceber algo de errado. Olhando a foto com mais calma percebemos que o avião foi inserido digitalmente na imagem e com uma técnica bem rudimentar. Bastou isso para que o post da Nikon no Facebook fosse inundado com dezenas de outras montagens utilizando a foto como base e mostrando para Yu Wei como se deve fazer uma montagem com Photoshop. Vejam como as pessoas são criativas na hora da zoação.

nikon_photoshop (1)

nikon_photoshop (7)

nikon_photoshop (6)

nikon_photoshop (5)

nikon_photoshop (2)

A Nikon não agiu de forma rápida (provavelmente ninguém das mídias sociais deve trabalhar no fim de semana) e a piada correu solta por três dias. Hoje, o post foi apagado e tanto Nikon quanto o fotógrafo vieram a público para pedirem suas respectivas desculpas.

Yu Wei liberou uma justificativa em seu Instagram dizendo que tudo foi uma grande brincadeira e que deixou claro, quando postou a foto da primeira vez, que era uma montagem. Segundo ele, a brincadeira foi feita com o aplicativo PicsArt como forma de piada e que se quisesse realmente enganar alguém ele teria feito com mais cuidado no Photoshop. Disse que o único erro de sua parte foi ter enviado a foto para a Nikon como se fosse original (só isso).

Já a Nikon disse que cometeu um erro honesto e que recebeu a resposta de sua comunidade. A promessa agora é de que será revisto o processo de análise das futuras fotos em destaque. Como assim Nikon? Até leigos notaram o problema na imagem. Quem é a pessoa que faz essas escolhas? O faxineiro míope?

Agora, a cereja do bolo. Mesmo que Yu Wei tenha tirado o corpo fora e admitido que foi uma brincadeira inocente e que não deveria ter enviado a foto para o site da Nikon, descobriu-se que a foto dele é um clone de uma imagem feita por um outro fotógrafo, chamado Yik Keat, e que foi publicada 1 ano antes. Ou seja, além de todo esse rolo ainda tem a questão do plágio. Só para constar, Yik Keat já declara na postagem de sua foto que a imagem é fruto da fusão de duas fotos distintas. Um pouco de honestidade é sempre bom.

The classic lookup #putaplaneonit @instagood #featuremeinstagood

Uma foto publicada por Yik Keat (@leeyikkeat) em

Infelizmente, na internet, nada fica escondido por muito tempo.

relacionados


Comentários