Ovo de Páscoa do Instagram — fotos em ASCII ART

asciiartaleatoria

Inserir Ovos de Páscoa em softwares é uma tradição bem antiga. Mesmo no código-fonte, há gracinhas. No software do sistema de vôo da Apollo, o nome da função que acionava os motores principais do Saturno 5 se chamava BURN BABY BURN. Em alguns casos o esforço é grande, vide o simulador de vôo que existia no Excel. 

Agora no Instagram descobriram um ovo de páscoa mais enterrado que ovo de dinossauro. É um gerador de ASCII ART, uma técnica de produção de imagens muito populares em mainframes, nos Anos 70/80 todo mundo tinha a Mulher Pelada e o Cristo impressos em 132 colunas, formando um pôster gigante. Hoje, é uma mera curiosidade histórica mas como programadores desocupados gostam dessas coisas…

O truque aqui é achar a URL da imagem no Instagram. Normalmente isso se acha copiando com o botão direito mas no Instagram é preciso ir no código-fonte. É simples: usemos uma imagem completamente aleatória, escolhida ao acaso entre as bilhões armazenadas no serviço, esta aqui. Usando o botão direito escolha Exibir Código-Fonte ou algo assim.

Procure pela string: <meta property=”og:image

No nosso caso ele achará a linha:

<meta property=”og:imagecontent=”https://igcdn-photos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xat1/t51.2885-15/e35/11849234_1719725971592249_2126364389_n.jpg” />

Já temos nossa URL. Tudo que você tem a fazer é acrescentar um .html e jogar na barra de endereço do navegador.

https://igcdn-photos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xat1/t51.2885-15/e35/11849234_1719725971592249_2126364389_n.jpg.html

Pronto, você terá exibida em sua tela uma versão ASCII-ART colorida da imagem, e não é um JPEG, são os caracteres mesmo.

Qual a utilidade disso? Nenhuma, mas e daí?

Fonte: Quartz.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples