Meio Bit » Miscelâneas » Apple News pode passar a suportar artigos com paywall

Apple News pode passar a suportar artigos com paywall

A velha mídia curtiu: Apple News pode passar a suportar artigos de canais parceiros que dependam de paywall, assim quem não assina (e paga) não lê nada

8 anos atrás

citizen-kane

"Alguém disse paywall?"

Quando a Apple apresentou o app de notícias (que ainda não funciona aqui) na WWDC 2015, ela não o fez para entregar algo semelhante a outros agregadores de feeds: ao invés de permitir que o usuário monte sua própria revista eletrônica o News oferece uma carta selecionada de parceiros de mídia, que entregam um número determinado de artigos por dia e mais, que passam por uma curadoria antes de serem anexados. Por quê? Simples, a maçã adora controle e só permitirá que o usuário leia o que ela achar que deve; notícias tendenciosas, que abordem a concorrência ou que a depreciem de algum modo obviamente não têm lugar ali.

Claro, passando por tudo isso os parceiros podem desfrutar de uma interface única, pensada para o aplicativo e que não existe nos concorrentes. Foi uma resposta da Apple ao fim do namoro com o Flipboard, com a vantagem de que agora ela controla o que é publicado em seu serviço.

apple-news

A única reclamação dos parceiros envolvidos, em especial daqueles que vivem de assinatura de seus leitores como os bons e velhos jornais impressos é que o News não possui um formato de monetização. A oferta inicial da Apple era de apenas permitir a veiculação livre de ads, desde que utilizem os iAds e paguem 30% a Cupertino ou não usem e fiquem com 100%, mas se tornem sujeitos às ferramentas de bloqueio nativas.

Ainda assim velha mídia é velha mídia. Veículos como o The New York Times e o Wall Street Journal (aqui temos um monte deles) adoram dinheiro, foram arrastados para a internet à força enquanto gritavam e se debatiam e como não conseguem vencer a internet e o desejo dos leitores de acessar conteúdo gratuito, passaram a apelar para o paywall. Entrou no site, porta na cara, assine, pague e leia.

Logo o modelo de ads não estava agradando os parceiros da Apple, eles queriam mais (dinheiro). Àlguns artigos publicados no News é permitido apenas o link de redirecionamento ao site, assim o usuário lê um trecho e é obrigado a sair do app para saber mais, acessa o site e dá de cara com o paywall. Mas a maçã não quer isso; é deselegante, quebra a experiência de uso e não permite que ela saiba quantos usuários estão consumindo o conteúdo do app. O que fazer então?

apple-news-partners

Os principais parceiros do Apple News

Simples, você se adequa. Segundo fontes internas o app passará em breve a suportar artigos que se valham do paywall, embora não esteja claro como o News irá autenticar o usuário. É provável que aja comunicação entre o app e o site via Safari, ou ele passe a exigir o login do assinante para liberar os artigos de forma integral. Dessa forma só quem paga lerá os textos de determinado canal, enquanto os demais nem deverão se incomodar e incluí-los no seu feed.

Assim todos ganham: a Apple poderá manter a experiência de uso e passar a controlar melhor como os usuários utilizam o News, e os provedores de conteúdo do século passado não mais precisarão compartilhar seu precioso conteúdo de forma gratuita. E o usuário também ganha, pois será mais fácil filtrar quem regula a mixaria.

Como sempre a Apple se recusou a comentar sobre o assunto.

Fonte: Reuters.

relacionados


Comentários