Meio Bit » Arquivo » Mobile » Samsung é processada por não atualizar seus smartphones

Samsung é processada por não atualizar seus smartphones

Grupo de consumidores dos Países Baixos (ou Holanda, sei lá) processa a Samsung por não atualizar 82% de seus smartphones lançados nos últimos dois anos

8 anos atrás

samsung

Não é todo fabricante de Android que se preocupa em manter seus smartphones atualizados. A Motorola passou por tempos tenebrosos até ser adquirida pelo Google, e depois de ser repassada para a Lenovo mantém mais ou menos um ritmo de updates satisfatório, até porque ela não possui muitos modelos para gerenciar. A LG também, embora se foque mais em seus produtos top de linha.

A Samsung vai pelo mesmo caminho, mas quem adquiriu um de seus muitos modelos abaixo das linhas S e Note sofre com as atualizações, que na maioria das vezes nunca chega. E por causa disso a empresa sul-coreana agora vai ter que encarar um processo na Holanda. Ou Países Baixos, aquele país é uma confusão só.

Uma associação chamada Dutch Consumers’ Association, criado para defender os direitos dos consumidores do país (tipo o Procon, só que funciona) entrou com uma ação na justiça ao considerar uma operação irregular da Samsung no país, no que diz respeito ao suporte ao usuário de aparelhos Android. No seu entendimento a companhia sul-coreana deveria ser mais clara sobre por quanto tempo os aparelhos que ela comercializa são elegíveis a updates, e que passe a entregar mais atualizações aos diversos modelos que comercializa na Holanda. A gente sabe que segundo as regras do Google o Android tem direito a updates por no mínimo 18 meses, mas quem decide se eles irão recebê-los ou não são os fabricantes.

Os números são grandes mas nem surpreendem, considerando como a Samsung cuida de seus aparelhos menos afortunados: pelo menos 82% de todos os smartphones lançados no país nos últimos dois anos nunca viram a cor de nenhum tipo de update. A ação também exige que a Samsung seja mais clara na divulgação de como lida com falhas de segurança, como o Stagefright.

A gente sabe que muitos fabricantes de Androids apenas liberam seus aparelhos no mercado e esquecem que eles existem, mas a Samsung virou um alvo na Holanda por aquilo que já sabemos, ela tem aparelhos DEMAIS no mercado. Tirando os tops (incluindo a linha S Active) e um ou outro mid-high ela despeja smartphones a rodo nas lojas, todos no limiar entre os de entrada e os intermediários. A empresa já havia prometido reduzir o número de lançamentos, mas pelo visto não adianta nada se os mesmos não forem atualizados.

A Samsung não se manifestou a respeito e sinceramente, duvido que se mexa para mudar alguma coisa.

Fonte: Digital Trends.

relacionados


Comentários