Conficker: será o fim do mundo no 1o de abril ?

Muita gente está comentando sobre o malware Conficker, que aparentemente ativará suas funções no dia 1o de abril. O fato é que ninguém sabe ao certo o que este malware fará, já que é algo encriptado e em constante evolução. Até agora, o Conficker buscou somente infectar máquinas, desabilitar as funções de atualizacao (Windows Update) e acesso a sites de empresas de desenvolvedores de antivírus. Ele explora máquinas que não estejam com o patch MS08-067, que foi disponibilizado em outubro de 2008.

As empresas de segurança estão desenvolvendo vários aplicativos para detectar e remover o Conficker. Por exemplo o BitDefender disponibilizou uma ferramenta, e a própria Microsoft disponibiliza o Malicious Software Removal Tool.Lógico, é altamente recomendável que todas as máquinas rodando Windows instalem sempre as últimas atualizações de segurança. Neste último final de semana, um novo método para detectar máquinas infectadas foi desenvolvido para administradores de sistemas, e está sendo testado e possivelmente será disponibilizado ainda hoje.

O problema do Conficker está sendo considerado tão importante que ganhou cobertura em um segmento no programa “60 minutes” nos EUA. Essa história parece mais a versão de 2009 do “bug do milênio”, alguém lembra ?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples