Meio Bit » Arquivo » Games » Windows 7 Beta vs Windows Vista nos Games

Windows 7 Beta vs Windows Vista nos Games

15 anos atrás

Um excelente comparativo com vários games mostra como está a maturidade de drivers e performance e mostra se há uma melhoria real de desempenho em um tipo de aplicação que obviamente drena tudo e mais um pouco do hardware.

Os resultados são interessantes: o Windows 7, ainda no build 7000 e com drivers de vídeo vindos da AMD/ATI e nVidia ainda por serem totalmente otimizados iguala o Windows Vista SP1 em praticamente todos os jogos e em alguns casos, supera em 5-10% a performance. Agora, leia novamente a frase anterior. Um sistema operacional com sua build 1 ano antes do lançamento e drivers de vídeo beta já foram igualados ao antecessor.

Um dos motivos é que ao invés de revolucionar o modelo de drivers, a Microsoft resolveu apenas evoluir o mesmo, para a versão 1.1. E dessa vez, está dando bastante tempo para os dois principais fabricantes de placas de vídeo adaptarem suas bases de código e testar o quanto antes.

A comparação também mostra que a nVidia está atrás nas suas otimizações e quem possui placas da AMD/ATI já pode obter todos os benefícios do Windows 7 com performance igual ou superior ao Windows Vista. Donos de placas nVidia precisam esperar um pouco mais. A empresa, inclusive, foi uma das grandes vilãs do Vista ter sido tão mal recebido, já que seus drivers em 2006/2007 para o Vista podiam somente ser descritos como lixo.

Os jogos analisados foram Crysis (claro), Far Cry 2, Company of Heroes, World in Conflict e Left 4 Dead. Abaixo, 2 comparativos:

left4dead_ati  left4dead_nvidia

farcry2_ati  farcry2_nvidia

O restante, confira no artigo Windows 7 vs. Vista Graphics Performance da Extreme Tech.

relacionados


Comentários