Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Metallica — ainda vendendo como água

Metallica — ainda vendendo como água

Metallica surpreende e emplaca 3 discos entre os 200 mais vendidos nos Estados Unidos.

8 anos atrás

metallica

Muitos, atualmente, pensam no mercado fonográfico apenas como um emaranhado de músicas sendo vendidas on-line. Infelizmente (para alguns), ainda existe uma indústria bem estruturada e que ganha dinheiro vendendo discos de artistas que recebem investimentos dessas empresas. Acho muito bonito o discurso de que a música pode ser vendida on-line hoje em dia livrando as pobres bancas do jugo das gravadoras.

Infelizmente todo mundo que apostou nessa forma de negócios hoje está no abismo do ostracismo. YouTube é legal, mas ninguém quer pagar para ouvir música, ou querem pagar centavos. Só que músicos também possuem contas para pagar e, pasmem, precisam comer.

Lembrando um pouco do nosso mercado mais tradicional de música, o site Metal Insider na sua coluna Metal By Numbers divulgou a lista dos discos e artistas do metal e hard rock que mais venderam nos Estados Unidos no ano de 2015. Não é uma lista dos lançamentos, e sim dos discos que estão a venda. Por esse motivo que podemos encontrar alguns discos bem antigos na lista e que ainda estão vendendo mais do que bandas atuais e com álbuns novos.

Por exemplo, Back in Black do AC/DC, que foi lançado em 1980, vendeu 163 mil cópias, o que é um número bem maior de vendas do que o último disco do grupo, Rock or Bust, que vendeu “apenas” 159.500 cópias. Led Zeppelin com Physical Graffiti (1975), vendendo 138 mil cópias e Nickelback, com Dark Horse (2008) vendendo 122.500 cópias.

MasterOfPuppets

Porém, o caso mais bacana entre os discos antigos é o Metallica. A banda conseguiu emplacar 3 de seus discos antigos entre os 200 mais vendidos dos Estados Unidos (não apenas Rock e Metal, mas de todos os estilos). Isso se deve, provavelmente, às recentes turnês do grupo que privilegiam as músicas mais antigas do quarteto. Normal que haja novamente um interesse pelos álbuns mais antigos.

Nessa lista de mais vendidos estão Master of Puppets (1986) com 202 mil cópias, …and Justice for All (1988) com 150 mil cópias e o Black Album (1991) com 141 mil cópias. Levando em conta que o grupo é detentor dos masters de seus discos, então cerca de 40% dessa bolada vai para o bolso deles. Nada mal para uma banda de tiozões (ouvi essa de um moleque esses dias).

Fonte: Whiplash.

relacionados


Comentários