Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook censurou a Pequena Sereia

Facebook censurou a Pequena Sereia

Facebook começa o ano como forte candidato ao Troféu Moralista 2016. Uma deputada da Dinamarca teve um post bloqueado por causa de uma imagem que continha nudez e/ou imagens sexualmente sugestivas. A imagem? Uma foto da clássica estátua da Pequena Sereia, de Copenhague.

8 anos atrás

mermaid-cosplay-5

O Facebook é esquizofrênico, e isso se estende aos estagiários, adestrados para ignorar vídeos de execuções bárbaras, cachorros espancados e páginas de tarados babando em cima de meninas de 9 anos, mas exercendo o mais puro puritanismo anglo-saxão, banindo qualquer menção a algo que se assemelhe a nudez, como cotovelos.

A política de “nome real” permite que você crie quantos fakes quiser se for João da Silva, mas se você for um transsexual ou um índio (ou um índio transsexual, sei lá) boa sorte em usar seu nome de guerra (no caso do índio, calma militância!). 

A última bobagem do Facebook veio direto da Dinamarca, Mette Gjerskov, uma deputada que inocentemente linkou em seu perfil do feisse um post de um blog do TV2, um canal de TV local.

Ela recebeu um aviso de que o post foi bloqueado pelo Facebook, com base em que estaria exibindo nudez ou contendo imagens sexualmente sugestivas.

O post em questão era ilustrado com uma foto da Pequena Sereia, escultura de 1913 criada pelo artista Edvard Eriksen, inspirada na obra de Hans Christian Andersen.

The_Little_Mermaid-Copenhagen-Denmark-065367bde22442a2bcbe5d5dcf89e3d3_c

O Facebook, como sempre, não se manifestou. Nas regras do site é proibida nudez mesmo para fins artísticos ou educacionais. Seria mais fácil de respeitar se a internet não estivesse repleta de gente pelada, e o Facebook não carregasse toneladas de páginas cheias de discurso de ódio bem piores do que uma foto de uma dona pelada.

Pensando bem seria mais fácil se respeitar se os estagiários do Facebook não fossem completamente retardados e não censurassem uma escultura de 1913 de uma personagem de um livro infantil. Talvez na cabeça deles e do Zuckerberg um mundo ideal, seguro e fofinho para as crianças envolva uma Pequena Sereia de burca.

640x392_74100_34667

Fonte: Russia Today.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários