Meio Bit » Arquivo » Games » Cloud computing chegando nos games

Cloud computing chegando nos games

15 anos atrás

Chegar a um consenso sobre qual é a melhor plataforma para jogos é uma tarefa quase impossível. Enquanto uns defenderão os computadores, outros dirão que os consoles levam vantagem por não precisarem de upgrades. Porém, a empresa Rearden Studios fez um anúncio que promete revolucionar a forma como jogamos nos PCs e deverá acabar com a principal vantagem dos videogames.

A idéia por trás do OnLive é de uma simplicidade absurda e exige que o usuário tenha apenas um computador de baixo desempenho e uma conexão rápida com a internet. Qual o segredo? O conceito de cloud computing. Os desenvolvedores garantem que com o seu produto os jogadores poderão aproveitar títulos como Crysis e qualquer outro jogo sem a necessidade de upgrade, já que todo o cálculo será feito nos servidores da empresa. O que receberemos será apenas o vídeo comprimido, portanto, não precisaremos de uma super-máquina.

O sistema usará um algoritmo para evitar lags e perda de pacotes e conseguir exibir imagens a 720p rodando a 60 quadros por segundo. De acordo com a Rearden Studios, para jogar com uma qualidade de imagem padrão, será necessário uma conexão de pelo menos 1.5 mbps, já para aproveitar os games em uma HDTV, será preciso uma velocidade de 5 mbps. O sistema parece tão palpável que várias desenvolvedoras já mostraram interesse, como a EA, THQ, Codemasters, Ubisoft, Atari, Warner Bros., Take-Two e Epic Games.

Deverá ser lançado ainda um aparelho que dispensará o uso de um computador, bastando que o usuário conecte-o ao seu televisor e que deverá custar menos que um dos consoles de ponta da atual geração.

No papel, se trata de um serviço simplesmente fantástico. Agora nos resta esperar para ver como será seu funcionamento e se o ping de menos de 1 milissegundo prometido será alcançado. O triste é saber que nós dificilmente teremos acesso a uma maravilha desta e se isso ocorrer, deverá levar um bom tempo.

dori_onl_24.03.09 dori_onl_24.03.09_02 dori_onl_24.03.09_04

[via Kotaku]

relacionados


Comentários