Meio Bit » Arquivo » Mobile » Microsoft desativa função “Hey, Cortana” no Android

Microsoft desativa função “Hey, Cortana” no Android

Após causar uma série de bugs que fazia smartphones pararem de funcionar corretamente, Microsoft desativa comando de voz da Cortana no Android

8 anos atrás

cortana

A Microsoft liberou o beta público da Cortana no fim de agosto, para dar um gostinho a todos os angloparlantes (quando ela chega por aqui? Vai demorar…) do que pretende realizar com sua assistente virtual. O mais legal é que a empresa habilitou o recurso de voz, com um "hey Cortana" você poderia chamá-la para executar qualquer comando, assim como o “Ok Google” nativo do robozinho.

Só que por algum motivo não especificado o feature estava causando uma série de bugs relacionados ao microfone, e a Microsoft decidiu por bem cortá-lo fora na mais recente atualização do app.

Basicamente, o comando de voz da Cortana estava entrando em conflito com o voice search nativo do robozinho e estava fazendo com que os microfones dos Androids parassem de funcionar. Isso estava prejudicando qualquer coisa que precise dele, como fazer ligações (não que alguém use…). Em suma, a Cortana e o Google Now começaram a bater cabeça para decidir quem domina o palco.

Se livrar do problema é até fácil, basta o usuário abrir as configurações da Cortana e desativar o comando de voz, mas como a Microsoft julgou que não seria capaz de comunicar a todos os que enfrentaram problemas, ela decidiu por si só capar o recurso na atualização mais recente do app. Agora a intrépida IA que tem um spartan como sidekick está surda, ao menos no Android.

Pensando bem isso era passível de acontecer. A Cortana já não conta com recurso de comando de voz no iOS por causa da Siri, a Apple não tem a intenção de deixar uma aplicação de terceiros, mesmo de um parceiro importante como a Microsoft suplantar funções nativas. O Google tardiamente deve ter percebido o mesmo, dar à assistente de Redmond acesso ao microfone poderia enfraquecer o Google Now, que em termos de personalidade é a mais fraca das três, não é sociável at all (pior está fazendo o Facebook, mas divago). Pode ser que o "hey Cortana" volte ao Android mas sinceramente, eu não apostaria minhas fichas nisso.

Fontes: WinBeta e VentureBeat.

relacionados


Comentários