Meio Bit » Arquivo » Games » Ex-presidente da Square sai em defesa de Hideo Kojima

Ex-presidente da Square sai em defesa de Hideo Kojima

Ex-presidente da Square Enix faz dura crítica a maneira como a Konami tem tratado Hideo Kojima e diz inclusive que falta comando na editora e que tudo isso é muito ruim para a indústria de games.

8 anos atrás

Yoichi-Wada

Eu costumo dizer que as pessoas adoram taxar uma empresa como a grande vilã da indústria de games e no momento aquela que tem feito um tremendo esforço para ostentar este título é a Konami. Tudo começou com o rumor de que Hideo Kojima deixaria a editora, mas até aí tudo bem. Então veio a informação do cancelamento do Silent Hills, a intenção de focar nos jogos mobile, relatos de maus-tratos a funcionários e por fim, até a suposta proibição de o game designer comparecer a eventos de premiações.

Diante de situações que chegam a beirar o ridículo, sempre achei um pouco estranho ninguém da indústria ter se pronunciado, de nenhum profissional renomado ter se mostrado incomodado com a postura da Konami, até que surge Yoichi Wada, ex-presidente da Square Enix que utilizou sua conta no Facebook para mostrar apoio a Kojima-san e mais, afirmar até que os videogames estão sendo prejudicados com essas atitudes.

Como conheço o Sr. Kojima, gostaria de dizer, eu não acredito neste tratamento cruel. Mas, aqui darei meus pensamentos como um executivo de negócios. Independentemente do que você pensa sobre o assunto, ele é negativo para os negócios. Talvez deixar o mercado de consoles seja o plano de negócios, mas se tornar inimigo de todos não faz sentido.

Normalmente, esse tipo de coisa acontece quando falta liderança. Acredito que, talvez, não exista alguém no comando que esteja prestando atenção e se posicionando sobre todos os pequenos detalhes acerca da empresa. Quando você não está ciente de que os sentimentos do seu próprio departamento não estão alinhados com os do mundo, os resultados são deploráveis.

Ou seja, sobrou (com toda razão) até para o presidente da Konami, mas independentemente dos responsáveis por toda essa bagunça em que se tornou a empresa, acho que Wada está corretíssimo em sua colocação, principalmente quando fala em eles terem sidos cruéis, de isso ser ruim para a indústria e que os resultados tem sido deploráveis.

Agora, eu gostaria muito que outros presidentes, executivos de alto escalão, roteiristas, artistas e game designers aproveitassem o pontapé dado pelo sujeito que controlou a Square Enix por tanto tempo e engrossassem o coro a favor não só de Hideo Kojima, mas de todos aqueles que teriam sofrido nos corredores da Konami. Não digo isso para que seja feita uma caça às bruxas, mas para que as condições de trabalho na empresa se tornem minimamente aceitáveis e para que aqueles que a comandam tenham noção do estrago que estão fazendo.

Fonte: Destructoid.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários