Meio Bit » Arquivo » Mobile » Update do Windows 10 Mobile passa por cima das operadoras

Update do Windows 10 Mobile passa por cima das operadoras

Promessa é dívida: primeiros updates do Windows 10 Mobile estão ignorando operadoras e chegam ao Lumia 950 tão logo a Microsoft os disponibiliza

8 anos atrás

lumia-950

A Microsoft prometeu em maio que com o Windows 10 Mobile ela corrigiria uma das maiores falhas em versões anteriores de seu sistema para smartphones: ela não mais abaixaria a cabeça para as operadoras no que diz respeito a atualizações.

Essa é uma das maiores reclamações dos donos do Android (que ainda têm as fabricantes no meio) e um dos motivos para o qual eu tiro o chapéu para Steve Jobs, que bateu o pé e não deixou ninguém botar a mão no iOS. Em 2010, quando o WP7 foi anunciado Redmond prometeu fazer o mesmo, mas não conseguiu cumprir.

Só que a proposta do Windows 10 é unificar um ecossistema inteiro de dispositivos: sejam desktops, smartphones (próprios e da concorrência), tablets ou o Xbox One, a Microsoft quer que todos eles conversem entre si e ajam como uma grande e única central de dados, com a Cortana no comando de tudo (a Microsoft quer integrá-la até ao Cyanogen OS, veja você). Deixar que as operadoras pusessem a mão no W10 seria o mesmo que matar a experiência no berço.

Por isso a Microsoft acordou: para proteger seu projeto de Windows como um serviço interconectado as operadoras teriam que dançar. A promessa era que os dispositivos com o Windows 10 Mobile fossem atualizados diretamente, assim que os updates fossem liberados pela matriz como já acontece com a versão desktop. E é o que de fato está ocorrendo.

Os Lumias 950 e 950 XL, lançados em outubro já receberam o primeiro update do Windows 10 Mobile. Os membros do programa Insider viram seus tops de linha saltarem para a build 102586.29, que foi despachada pela Microsoft na semana passada também para desktops e tablets. Tanto aqueles que possuem aparelhos desbloqueados quando clientes da AT&T foram contemplados, sem exceção. Ainda que muita gente fique com um pé atrás na frequência das atualizações liberadas, o fato da Microsoft se igualar à Apple no quesito manter o SO sempre em dia é digno de nota, e algo a comemorar.

Bom seria se o Google conseguisse fazer o mesmo com o Android…

Fonte: Ars Technica.

P.S.: o Lumia 950 já foi homologado pela Anatel e ontem ele apareceu no site da Microsoft Brasil, portanto o lançamento nacional não deve demorar.

relacionados


Comentários