Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Rumor: Nikon teria comprado o setor de câmeras da Samsung

Rumor: Nikon teria comprado o setor de câmeras da Samsung

O gigantesco rumor do dia diz que a Nikon já teria adquirido o setor de câmeras NX da Samsung.

8 anos atrás

nikon_compra_samsung

Sim, esse é um rumor gigantesco. Não costumo falar sobre rumores. Podemos perder um furo em alguns casos, mas na maior parte das vezes eles são infundados. Mas, isso é grande demais e impactante. O Mirrorless Rumors publicou a notícia de que a Nikon já teria adquirido todo o setor de câmeras NX da Samsung. A notícia, segundo o site, veio de fontes confiáveis dentro da Samsung.

Existe alguma prova? Não, mas pode jogar uma luz sobre alguns fatos que ocorreram nos últimos dias. O primeiro foi o anúncio da Samsung de que estaria retirando suas câmeras de alguns mercados europeus. A desculpa foram as baixas vendas, mas analistas apontam que desistir desses mercados é uma atitude radical. A segunda é que, supostamente, a Samsung teria um grande anúncio preparado para a CES 2016 em janeiro. A terceira, apontada por um usuário do fórum do Dpreview, que tem acesso a fontes internas da Samsung, é que a empresa já teria pronto um sensor Full Frame Mirrorless, mas que não foi montado ainda em nenhuma de suas câmeras.

Juntando toda essa fumaça criou se um cenário em que a venda seria realmente possível. E se ela realmente se concretizar o mercado de câmeras vai sofrer uma grande mudança. O mirrorless é o futuro. Canon e Nikon ficaram para trás, provavelmente por dificuldades em se adaptar a uma nova realidade, e já que desenvolver custa grana e criatividade, nada melhor do que já comprar pronto. A linha NX da Samsung é muito boa. Câmeras leves, com bons recursos e uma qualidade de imagem muito bacana. Ao adquirir essa tecnologia a Nikon pode virar suas armas para a líder do mercado, a Sony, e brigar de igual para igual.

Só lembrando que a própria Sony, que hoje manda no mercado mirrorless, começou dessa forma, comprando o setor de câmeras da Minolta. Se tudo isso se concretizar só fica a dúvida de como vão ficar os usuários da tecnologia NX da Samsung. Se a Nikon mantiver o mesmo encaixe das lentes, então provavelmente tudo será compatível, mas se decidir usar um encaixe proprietário da Nikon então eles serão abandonados. Triste fim para uma linha de câmeras muito legal.

Fonte: Petapixel

relacionados


Comentários