Meio Bit » Arquivo » Internet » Mark Zuckerberg não vai doar toda a sua fortuna para caridade, mas sua iniciativa vale muito

Mark Zuckerberg não vai doar toda a sua fortuna para caridade, mas sua iniciativa vale muito

Para comemorar o nascimento de sua filha Max, Mark Zuckerberg e Priscilla Chan anunciaram a criação da iniciativa Chan Zuckerberg, para a qual irão doar 99% de suas ações. Mark está doando sua fortuna do Facebook? Não, pois ele é o gestor da iniciativa, e manterá o controle sobre suas ações, mas sua atitude merece todos os aplausos.

8 anos atrás

max_priscilla_mark_zuckerberg

Mark Zuckerberg e Priscilla Chan aproveitaram o nascimento da sua filha Max para anunciar a criação da iniciativa Chan Zuckerberg, que pretende se juntar a fundação de Bill e Melinda Gates para ajudar a humanidade a atingir seu verdadeiro potencial, cuidando inicialmente do combate a doenças, além da missão de “conectar pessoas e construir comunidades fortes”, ou seja, instalar o Facebook nos (poucos) lugares onde ele ainda não chegou.

Para tanto, Mark e Priscilla prometeram investir 99% de suas ações do Facebook na iniciativa, mas como ele mesmo diz na carta publicada na nova ferramenta do site, o projeto é pensado a longo prazo, para os próximos “25, 50 ou até 100 anos”, ou seja, as doações serão feitas ao longo de suas vidas.

A meta da iniciativa Chan Zuckerberg é conectar os 4 bilhões de pessoas que ainda estão offline no mundo, e apesar de Mark falar em “internet” quando quer dizer “Facebook”, o movimento para conectar estes esquecidos pode realmente ajudar a reduzir as desigualdades do mundo.

Mark também dedica parte da sua carta para falar sobre novas possibilidades de ensino personalizado, ensino remoto e “melhores ferramentas e dados” para professores, levando as oportunidades de uma boa educação para todos. Em um vídeo na página da iniciativa, Mark e Priscilla contam os motivos pelos quais decidiram criar o projeto.

Li em muitos sites por aí que Mark está doando todo o seu dinheiro para caridade, mas além de ignorarem a parte do longo prazo, também é bom lembrar que como gestor da iniciativa Chan Zuckerberg, ele na prática vai continuar a controlar suas ações do Facebook. Zuck conta na carta que também não pretende se afastar de suas funções no Facebook tão cedo, o que aliás é ótimo para os investidores. Em um relatório enviado ao SEC (Securities and Exchange Commission), órgão que é o equivalente a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) nos Estados Unidos, Zuckerberg se compromete a não doar mais do que US$ 1 bilhão pelos próximos três anos.

Para encerrar, Mark Zuckerberg e Priscilla Chan estão de parabéns, pois aprenderam muito bem a lição do tio Bill Gates: se você puder tornar o mundo um lugar melhor para todos, também irá aumentar o público do seu próprio negócio. A humanidade agradece a iniciativa. Ah, e seja muito bem-vinda, Max Chan Zuckerberg!

relacionados


Comentários