Ansel Adams — arquivos de Manzanar

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Ansel Adams é um dos mais importantes fotógrafos do século XX. Ficou conhecido pelo registro das mais belas paisagens naturais dos Estados Unidos (um trabalho genuinamente voltado para a conservação destes locais) e também pela sua obsessão pela perfeição da imagem capturada, o que o levou ser responsável pelo processamento de seus negativos e impressão das cópias. Prova da importância do trabalho do fotógrafo é o valor alcançado por suas fotos em leilões. Fora a prova do valor monetário, não podemos negar a incrível beleza de suas imagens.

Porém, Ansel Adams não fotografou apenas natureza. O fotógrafo se dedicou a outros temas e outros projetos. Um deles é composto por uma série de imagens registradas no Campo de Relocação (ou concentração) de Manzanar. Em 1941, após o ataque de Pearl Harbor, o governo Norte Americano emitiu uma ordem executiva presidencial que determinou a realocação de 110 mil nipo-americanos em 10 campos de relocação. Ansel Adams, que teve um amigo afetado por essa decisão, se sentiu ofendido com essa injustiça e decidiu fazer a única coisa que podia: registrar o dia a dia do campo de Manzanar com sua câmera fotográfica.

A série de imagens são compostas por retratos, cenas do cotidiano, as atividades de lazer e os afazeres agrícolas. Um verdadeiro registro histórico de um fato que muitos querem esquecer e que alguns nem sabem que aconteceu. Em 1965 Ansel Adams começou a doar os negativos e imagens de Manzanar para a Biblioteca do Congresso Americano. Juntamente com as imagens, o fotógrafo enviou uma carta com os seguintes dizeres:

O objetivo do meu trabalho foi para mostrar como essas pessoas, que sofrem sob uma grande injustiça, e perda de propriedade, empresas e profissões, tinham que superar o sentimento de derrota e desespero através da construção para si de uma comunidade vital em um ambiente árido (mas magnífico)… Tudo em tudo, eu acho que essa coleção Manzanar é um documento histórico importante, e eu confio que ele pode ser colocado em bom uso.”

O projeto inteiro pode ser encontrado no site da Biblioteca do Congresso. Somente em 1988 o governo dos Estados Unidos pediu desculpas pela grande injustiça cometida para com as pessoas de ascendência japonesa durante a Guerra.

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Fonte: Petapixel.

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Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

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