Home » Mobile » Mercado » Windows Phone ganha espaço na China, enquanto tenta se manter estável nos EUA

Windows Phone ganha espaço na China, enquanto tenta se manter estável nos EUA

Windows Phone ganha espaço na participação de mercado mundial dos sistemas operacionais mobile: no Brasil é vice-líder do mercado formal, enquanto no restante do mundo continua em honroso terceiro lugar.

3 anos atrás

Laguna_Kantar_Worldpanel_Brazil_Aug_2015

Não temos dados de setembro, mas podemos supor que a Apple vai perder para a Microsoft no Brasil (crédito: Kantar Worldpanel)

O mercado brasileiro é movido pelo custo dos aparelhos: por mais que o povo deseje comprar iPhone a preço de ouro, o país pertence ao Android e suas várias opções de preços. Graças ao excelente trabalho da Motorola no segmento intermediário, por exemplo, as três gerações do Moto G são as atuais líderes de vendas no país.

Correndo por fora, temos no segmento de entrada a Microsoft: com aparelhos bons e muito baratos, a sucessora da Nokia no país consegue vender no mercado formal mais Windows Phones que iPhones.

No mundo civilizado, a situação é bem diferente. Ao menos na vice-liderança da participação de mercado (market share).

Laguna_Kantar_Q3_2015

Crescimento da participação de mercado no terceiro trimestre em relação ao ano anterior (crédito: WMPoweruser)

No trimestre que terminou dia 30 de setembro, cinco dias após o lançamento do primeiro lote do iPhone 6S, podemos perceber que o iOS continua numa confortável vice-liderança no mundo. Falta muito chão para o Windows Phone percorrer e alcançar o iOS.

Ainda há esperança para a Microsoft: o Windows Phone conseguiu ganhar mercado na China, Alemanha, França e Austrália. E conseguiu isso mesmo não lançando nenhum aparelho topo de linha como vitrine do sistema.

Laguna_Russia_mobile_OS_market_share

Perceba o market share do Windows Phone evoluindo na Rússia (crédito: GSM Arena)

Na Mãe Rússia, o iOS foi ultrapassado pelo Windows Phone. Provavelmente culpa do boicote daquele governo aos iPhones.

Nos Estados Unidos, a Microsoft conseguiu manter os 2,9% de market share no mercado durante o terceiro trimestre de 2015, embora tenha sofrido pequena queda nos últimos 12 meses.

Laguna_ComScore_US_top_platform_Q3_2015

Terceiro trimestre de 2015 nos Estados Unidos (crédito: comScore)

Enquanto iOS e Windows Phone disputam a vice-liderança no Brasil, bem que a Samsung poderia lançar o Tizen no continente americano e animar a disputa por aqui: o BlackBerry OS passou a quinto lugar e os aparelhos com o Tizen são voltados para países emergentes mesmo. Talvez até calhe de pegar o mercado do Symbian lá nos EUA.

Fonte: WMPoweruser.

Leia também:

relacionados


Comentários