Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Simulador de Engrenagens

Simulador de Engrenagens

Pra perder um tempinho brincando: um site onde você monta conjuntos de engrenagens e polias, e as coloca pra funcionar. É tipo um TIM (pergunte pros seus pais) mas sem derrubar nada.

8 anos atrás

gearofnotwar

Hoje em dia temos satélites sofisticadíssimos, usando propulsão iônica e outras tecnologias dignas de ficção científica, mas o método mais comum para separar o satélite do foguete, quando na posição correta em órbita? Molas. Isso mesmo.

As boas e velhas molas, liberam a energia acumulada sem necessidade de mini-foguetes, motores ou outras complicações que podem causar problemas. Uma mola quando solta libera a energia acumulada, ponto. A liberação é feita em geral através de um “cut wire”, um fio metálico que, submetido a uma corrente elétrica se aquece até arrebentar.

separation

Esse tipo de engenharia mecânica “básica” é fascinante, com algumas engrenagens você conecta um motor girando a 200 RPM a um bloco de concreto, e a engrenagem na ponta só girará em 2 trilhões de anos.

Brincar com engrenagens é legal, e dá pra fazer isso online. NESTE SITE AQUI você pode se divertir montando conjuntos de engrenagens.

O funcionamento é bem simples: desenhe um círculo e ele cria uma engrenagem mais ou menos do tamanho rascunhado. Clique no centro e arraste para mover a engrenagem. Se colocar em cima de outra elas se conectarão. Trace uma linha em volta de duas engrenagens e você tem uma corrente. Uma linha reta apaga. Contorne a borda a engrenagem e você define a velocidade de rotação.

Divirta-se e depois é só clicar na nuvem, o seu projeto será salvo em um link, como este.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários