Meio Bit » Arquivo » Games » Steredenn — Review

Steredenn — Review

Leia nossa análise do Steredenn, um excelente shoot 'em up que adota elementos dos roguelikes e que oferece gráficos muito bonitos, além de um alto nível de dificuldade.

8 anos atrás

Steredenn

Embora só tenham voltado com foça total recentemente graças a ascensão dos jogos indie, os shoot 'em ups existem aos montes e por isso é difícil encontrarmos títulos que tragam algo novo ao gênero. Foi pensando nisso que os franceses da Pixelnest Studio criaram o Steredenn, game que inova por aproveitar conceitos típicos dos roguelikes.

Sem uma história elaborado por trás, no game sabemos apenas que somos um dos sobreviventes de um ataque alienígena e no controle de uma nave de combate deveremos fazer o possível para tentar sobreviver, o que inclui destruir tudo o que encontrarmos pelo caminho.

Como qualquer típico roguelike, sobreviver será a palavra chave para quem decidir encarar o Steredenn, já que só teremos uma chance a cada partida e no caso de falharmos não haverá outra opção: teremos que voltar para o primeiro estágio e começar tudo de novo. Some a isso o fato de que só poderemos recuperar nossa energia após derrotarmos os chefes e a chuva de balas que enfrentaremos ao nos depararmos com eles e o jogo terá um nível de dificuldade bem acima do que nos acostumamos a ver ultimamente.

Outro fator que ajuda a tornar a experiência ainda mais complicada é que as fases serão geradas aleatoriamente, portanto pouco é provável nos depararmos com dois trechos iguais, eliminando assim a possibilidade de decorarmos o padrão de ataque dos inimigos ou de sabermos previamente o que nos aguardará na próxima tela. Esta talvez seja a principal virtude do Steredenn, ajudando a fazer com que o jogo não se torne repetitivo, mesmo com sua pouca variedade de inimigos e dos estágios curtos.

Steredenn-2

Porém, quando se trata do arsenal à nossa disposição as opções são fartas, com 35 armas podendo ser adquiridas e 25 upgrades que podem ser escolhidos ao passarmos de fase. Como os chefes são mais resistentes ou vulneráveis a determinados tipos de armas e só poderemos levar duas delas por vez, nosso sucesso dependerá muito da sorte, pois se não encontrarmos um equipamento que privilegie nosso estilo de jogo, a tarefa ficará bem mais difícil.

Um detalhe que sempre estará profundamente atrelado a um shoot 'em up é a questão da pontuação e para tornar a competição entre os jogadores mais acirrada, os criadores do game tiveram a ótima ideia de criar desafios diários, o que significa que teremos apenas uma chance de fazer o maior placar possível num estágio que será igual para todos. Morreu? Então você terá que esperar até o dia seguinte para tentar de novo, quando uma nova configuração estará disponível.

Além desse modo e da campanha principal, Steredenn ainda nos oferece a chance de enfrentarmos novamente os chefes que já tivermos derrotado e de encararmos as fases sem a tal aleatoriedade, mas isso só será possível após terminamos o jogo, o que acho uma pena, pois acredito que essa opção deveria estar disponível desde o início.

Steredenn-3

Também merece destaque a empolgante trilha sonora e os belos gráficos, cujos cenários parecem sempre bem diferentes das partidas anteriores e que muitas vezes são decorados com coloridas nebulosas, planetas, estações espaciais ou destroços de enormes espaçonaves, tudo lindamente criado com a boa e velha pixelart.

Para quem gosta de “jogos de navinha” e está cansado de jogar os mesmos títulos de sempre, o Steredenn é sem dúvida uma ótima opção no PC e em breve no Xbox One, tendo se mostrado uma grata surpresa ao oferecer um desafio elevado, uma jogabilidade sólida e principalmente por adotar muito bem alguns conceitos dos roguelike, mostrando que essa mistura deveria ser aproveitada por mais jogos do gênero.

Para ficar ainda melhor, bem que o pessoal da Pixelnest Studio poderia lançar uma atualização que nos permitisse controlar ou até mesmo criar naves diferentes e até jogar na companhia de outras pessoas, mas mesmo que isso nunca aconteça, o Steredenn já entra para a minha lista de um dos melhores jogos de 2015.

Vida de Gamer — Steredenn | Gameplay

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários