Home » Hardware e periféricos » Aconteceu o que muitos temiam: os Teslas estão evoluindo

Aconteceu o que muitos temiam: os Teslas estão evoluindo

Não tem 15 dias a Tesla liberou um update de seus carros e agora eles possuem piloto automático. O que os usuários não esperavam é que ele começasse a aprender, mas é isso que está acontecendo. A cada dia ele comete menos erros, graças ao conhecimento coletivo acumulado por todos os Teslas.

4 anos atrás

cylon_evolution_by_hardbodies-d37p1ah

Quando você compra um carro, você compra toda a estrutura por trás dele. Tradicionalmente isso se resumia a uma rede de concessionárias, um eventual recall e softwares criativos de controle de emissões. Fabricantes de carros não liberam upgrades, quer uma novidade, compre o modelo novo.

Elon Musk não recebeu esse memorando e vive atualizando o sistema operacional dos Teslas. A última versão disponibilizou recursos como piloto automático e ele já está evitando acidentes:


Jon Hall — Tesla Autopilot saves the day

Ainda há alguns problemas com o piloto automático, mas quase sempre (como sempre) é culpa do usuário, as pessoas estão usando em estradas tortuosas e quase pulando no banco de trás para tirar uma soneca, ignorando a recomendação de ficar monitorando o funcionamento do sistema.

Aí entra a grande diferença. Elon Musk vive no futuro, não no passado como as montadoras. Ele pensa informação, pensa Big Data, os Teslas não só são inteligentes como estão gerando uma imensa base de dados, que são processados mastigados avaliados carimbados checados e retornados como aprimoramentos.

Segundo Musk os Teslas S geram diariamente 1,6 milhões de km de dados. Isso já está produzindo mapas de alta precisão, sem precisar que carros da Tesla percorram as estradas com sensores e GPS e… — pensando bem, carros da Tesla estão percorrendo as estradas com sensores e GPS.

autopilot10-e1446213316893

Só que esse aprendizado também é individual. Os relatos dos donos de Tesla comprovam a afirmação de Musk que os donos de Teslas são “instrutores especialistas” Vejamos alguns:

No primeiro dia, eu estava na faixa da direita, e cada vez que me aproximava de uma rampa de saída o carro tentava seguir por ela, rapidamente aprendi a aplicar uma força no volante para manter o carro na pista principal até passar a rampa. Cada dia o carro parece ter menos tendência de pegar as rampas.
 
Nos últimos dois dias ele só deu uma leve guinada em direção a rampa, talvez uns 20 cm, então voltou e se manteve na estrada. Esta manhã ele só hesitou levemente, tão pouco que eu nem tive que corrigir.”

1369715055-Tesla-Model-S-instrument-panel

E esta:

O piloto automático definitivamente está aprendendo. Toda manhã eu volto para casa pela Rota 50 em Virgínia depois de deixar meu filho na escola.
 
Semana passada, observando o display enquanto dirigia em modo manual eu vi que o piloto automático perdeu a referência da estrada quando a Rota 50 muda de quatro para duas faixas e em um trecho onde uma curva para a direita se mistura com uma para a esquerda as linhas no chão desaparecem por um tempo, eu pude ver o trajeto projetado mudar abruptamente na tela.
 
Nos últimos dias eu reparei que o curso projetado agora mostra o trajeto correto em ambas as localizações. A hora do dia, clima e luz são as mesmas, e não havia carros para ele seguir. Esta manhã eu tentei o piloto automático e ele funcionou perfeitamente.”

02-ied-tesla-eye-concept-630

E outra, que a Tesla diz para você NÃO fazer:

Eu percebi que na curva fechada da saída da I-80 para a CA-113 no norte de Davis a primeira vez que fui pegar sem desacelerar o piloto automático não foi capaz de compensar, e soou o alarme para eu assumir o controle. Depois de algumas passagens comigo comandando o carro ele aprendeu a reduzir e hoje fez a curva sozinho. Definitivamente aprendendo.”

Outro usuário contou quantas vezes teve que assumir o controle de seu Tesla S durante o trajeto diário de 40 km. No primeiro dia foram 6 vezes, no quarto dia ele só precisou pegar no volante uma vez.

Os Teslas são praticamente Borgs, assimilando conhecimento e repassando para o coletivo, imediatamente disponibilizado para todos os membros. A mensagem para a concorrência é: Resistance is futile.

E se você duvida que Teslas evoluindo e aprendendo faz parte Do Plano, eu lembro que na fábrica da SpaceX Elon Musk instalou uma estátua (dizem, acho que é protótipo) de um Cilônio.

tumblr_lvecb5LWzy1qj9am1o1_540

Fonte: Electrek.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários