Home » Pop » Cinema » Kojima quase foi processado por “copiar” o filme Fuga de Nova York

Kojima quase foi processado por “copiar” o filme Fuga de Nova York

John Carpenter revela que detentores da marca Fuga de Nova York quiseram processar Hideo Kojima por plágio, mas isso não aconteceu porque o game designer é “um cara legal”.

3 anos atrás

Escape-from-New-York

Hideo Kojima é sem sobra de dúvidas um dos maiores game designers que já existiu e acho que podemos dizer que boa parte do brilhantismo presente em suas criações se deve a paixão do japonês pelo cinema. Ele inclusive já declarou que gostaria de ter sido um cineasta e por isso não é de se estranhar que algumas de suas obras tenham recebido forte influência da sétima arte.

O exemplo mais claro certamente é o personagem Solid Snake, uma homenagem (ou seria cópia?) ao protagonista do filme Fuga de Nova York, Snake Plissken. Porém, o que nem todos sabiam é que ao utilizar o filme dirigido por John Carpenter como fonte de inspiração, Kojima-san e a Konami quase foram processados pelos detentores da propriedade intelectual.

Tudo começou quando o CanalPlus decidiu levar Luc Besson à justiça pelo roteiro do filme Sequestro no Espaço, cuja história teria sido plagiada do Fuga de Nova York e para aproveitar a oportunidade, a empresa cogitou fazer o mesmo com Hideo Kojima. O que impediu que isso acontecesse foi o próprio Carpenter, que deu uma fantástica justificativa para ter intercedido a favor do japonês.

“O CanalPlus queria ir atrás do videogame Metal Gear Solid, que é meio que uma cópia do Fuga de Nova York, também, mas eu lhes disse para não fazer isso. Eu conheço o diretor desses jogos e ele é um cara legal, ou pelo menos é legal comigo.

Ou seja, a lição que aprendemos hoje amiguinhos, é que sempre devemos ser um cara legal com as pessoas (algo que Besson não deve ter sido), caso contrário podemos ter um belo prejuízo nos tribunais.

Mas agora falando sério, também deve ter pesado na decisão de Carpenter sua conhecida admiração pelos jogos eletrônicos, algo que inclusive já o fez declarar que adoraria ter a oportunidade de dirigir um filme baseado na série Dead Space.

Fonte: The Hollywood Reporter.

relacionados


Comentários