Meio Bit » Arquivo » Mobile » Intel estaria a trabalhar num chip para o próximo iPhone, mas calma!

Intel estaria a trabalhar num chip para o próximo iPhone, mas calma!

Rumor aponta que a Intel estaria fabricando o chip do iPhone 7, mas a Apple teria interesse apenas no modem 4G Intel 7360 LTE e este dividiria espaço com a Qualcomm. Se bem que é estranho ver 1.000 engenheiros trabalhando apenas num modem. A Intel teria uma relação ainda mais profunda com o próximo iPhone?

8 anos atrás

Para fabricar seus smartphones, a Apple tenta ser o mais independente possível: deu qualquer problema no relacionamento com alguma fornecedora de componentes? Chuta, muda para outra sem frescura (nem DR). Não dispensaria nem modem alheio ao da Qualcomm?

BTW, no iPhone 6S, p.ex, a Maçã maligna de Cupertino tem a Samsung e a TSMC como fornecedoras do principal componente, o poderosíssimo processador Apple A9. Dizem que o da TSMC, mesmo sendo litografado no processo 16 nm, consome (só um pouco) menos bateria. Coitada da sul-coreana e seus 14 nm em não-tão-estado-da-arte.

Laguna_iPhone_6s_back

A letra ‘S’ já significou velocidade para a Apple (crédito: The Verge)

Voltando ao assunto: com relação à conectividade, os modems 4G dos atuais iPhones e iPads à venda têm como principal fornecedora a Qualcomm. Só que isso pode mudar no próximo smartphone, o iPhone 7.

Segundo fontes confiáveis e muito próximas à Integrated Electronics, esta teria colocado 1.000 de seus engenheiros para trabalharem numa versão Apple do modem Intel 7360 LTE, que supostamente equiparia o iPhone 7. Assim como no caso da Samsung e TSMC, a Qualcomm continuaria sendo fornecedora mas dividiria o espaço com a Intel.

Laguna_iPhone_6S_Plus_Teardown_peq

Placa-mãe do iPhone 6S Plus: o chip laranja é o modem 4G, Qualcomm 9X45 (crédito: iFixIt)

Segundo a mesma fonte, haveria ainda a possibilidade de a Maçã maligna de Cupertino incluir o Intel 7360 LTE e o modem da Qualcomm no processador Apple A10. Isso mesmo: supostamente poderíamos ver no iPhone 7 quatro combinações do A10. Imagina um Apple A10 fabricado pela TSMC com o modem da Intel ou mesmo o A10 litografado pela Samsung com o modem da rival Qualcomm?

Atualmente o Apple A9 da TSMC constitui apenas 30% dos iPhones 6S e 6S Plus do mercado. Talvez próximo ano seja 50/50. Isso se o rumor de chips da Intel só se referir ao modem 4G: haveria também a especulação de que a Intel seria a terceira fabricante dos chips Apple A10.

Irônico pensar que até o iPhone 4 a fornecedora de modems 3G era a Infineon, mas esta alemã foi comprada pela Intel em 2010 e desde 2011 a Qualcomm tem sido a principal fornecedora desse componente para os iGadgets. Se ao menos o rumor do Intel 7360 LTE for verdadeiro, seria uma volta da Infineon à Apple: o projeto do tal modem veio de engenheiros da finada empresa alemã.

Fonte: Ars Technica.

Leia também:

relacionados


Comentários