Home » Meio Bit » Apple e Mac » Intel estaria a trabalhar num chip para o próximo iPhone, mas calma!

Intel estaria a trabalhar num chip para o próximo iPhone, mas calma!

Rumor aponta que a Intel estaria fabricando o chip do iPhone 7, mas a Apple teria interesse apenas no modem 4G Intel 7360 LTE e este dividiria espaço com a Qualcomm. Se bem que é estranho ver 1.000 engenheiros trabalhando apenas num modem. A Intel teria uma relação ainda mais profunda com o próximo iPhone?

4 anos atrás

Laguna_iPhone_6s_back

A letra ‘S’ já significou velocidade para a Apple (crédito: The Verge)

Para fabricar seus smartphones, a Apple tenta ser o mais independente possível: deu qualquer problema no relacionamento com alguma fornecedora de componentes? Chuta, muda para outra sem frescura (nem DR).

No iPhone 6S, por exemplo, a Maçã maligna de Cupertino tem a Samsung e a TSMC como fornecedoras do principal componente, o poderosíssimo processador Apple A9. Dizem que o da TSMC, mesmo sendo litografado no processo 16 nm, consome (só um pouco) menos bateria. Coitada da sul-coreana e seus 14 nm em não-tão-estado-da-arte.

Voltando ao assunto: com relação à conectividade, os modems 4G dos atuais iPhones e iPads à venda têm como principal fornecedora a Qualcomm. Só que isso pode mudar no próximo smartphone, o iPhone 7.

Laguna_iPhone_6S_Plus_Teardown_peq

Placa-mãe do iPhone 6S Plus: o chip laranja é o modem 4G, Qualcomm 9X45 (crédito: iFixIt)

Segundo fontes confiáveis e muito próximas à Integrated Electronics, esta teria colocado 1.000 de seus engenheiros para trabalharem numa versão Apple do modem Intel 7360 LTE, que supostamente equiparia o iPhone 7. Assim como no caso da Samsung e TSMC, a Qualcomm continuaria sendo fornecedora mas dividiria o espaço com a Intel.

Segundo a mesma fonte, haveria ainda a possibilidade de a Maçã maligna de Cupertino incluir o Intel 7360 LTE e o modem da Qualcomm no processador Apple A10. Isso mesmo: supostamente poderíamos ver no iPhone 7 quatro combinações do A10. Imagina um Apple A10 fabricado pela TSMC com o modem da Intel ou mesmo o A10 litografado pela Samsung com o modem da rival Qualcomm?

Atualmente o Apple A9 da TSMC constitui apenas 30% dos iPhones 6S e 6S Plus do mercado. Talvez próximo ano seja 50/50. Isso se o rumor de chips da Intel só se referir ao modem 4G: haveria também a especulação de que a Intel seria a terceira fabricante dos chips Apple A10.

Irônico pensar que até o iPhone 4 a fornecedora de modems 3G era a Infineon, mas esta alemã foi comprada pela Intel em 2010 e desde 2011 a Qualcomm tem sido a principal fornecedora desse componente para os iGadgets. Se ao menos o rumor do Intel 7360 LTE for verdadeiro, seria uma volta da Infineon à Apple: o projeto do tal modem veio de engenheiros da finada empresa alemã.

Fonte: Ars Technica.

Leia também:

relacionados


Comentários