Home » Hardware e periféricos » “8 GB são suficientes pra qualquer um” — Apple (praticamente)

“8 GB são suficientes pra qualquer um” — Apple (praticamente)

Lembra quando a gente esnobava o pessoal dos notebooks, dizendo que nossos desktops eram upgradeáveis? Quem compra iMac não tem mais esse luxo. No modelo de 21,5 polegadas agora nem a memória pode ser trocada. Isso mesmo, um desktop com RAM soldada.

4 anos atrás

361751-apple-imac-21-5-inch-2014-angle

Antigamente quando notebooks se chamavam laptops e custavam muito, muito caro o principal argumento do pessoal do desktop era a facilidade de upgrade, ainda mais com o Windows exigindo mais e mais recursos a cada versão. Não era um argumento ruim.

Precisa de mais GPU? Troque a placa de vídeo. Mais espaço? Atuche outro HD. Quer viver a Suprema Felicidade, conhecer o Caminho a Verdade a Luz e a Vida? Bote um SSD na máquina

No notebook isso era complicado, no máximo você conseguia trocar o HD, e em alguns casos, memória.

Veio a Apple e trouxe para o mundo dos desktops a principal desvantagens dos portáteis. Não só no novo Mac Mini mas também no novo iMac 4K de 21,5 polegadas a memória é… soldada.

Em laranja, 8 GB de RAM

O excelente iFixIt fez uma de suas tradicionais necrópsias e descobriu que não só a RAM é soldada, como tudo mais. O iMac é um desktop com alma de celular, fazer upgrade nele é o mesmo que fazer upgrade em um iPhone.

Trocar a CPU por uma mais rápida e moderna? Não dá, soldada. Ganhou seu bônus de Natal, quer comprar uma GeForce nova? Esquece, GPU soldada. Memória? Já falamos.

O máximo que a Apple oferece são 16 GB de RAM, uma mixórdia, é tão pouco que eu tenho 8 GB. No Rio você compra 32 GB de RAM DDR4 (4 pentes de 8 GB) por R$ 1.199,00. Quem trabalha com computação gráfica, CAD, edição de vídeo, fotografia (aquelas coisas que dizem que o Mac é bom) sabe que quanto mais memória melhor.

Eu sei que o Mac é lindo e um belo símbolo de status nas mesas das agências descoladas, mas vai ser no mínimo irônico saber que em dois ou três anos quem estará fazendo o trabalho duro serão os PCs pé-de-boi atulhados de memória até o talo, renderizando feito loucos com 4 GeForces em SLI.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários