Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony RX1R II — a gourmetização das câmeras compactas

Sony RX1R II — a gourmetização das câmeras compactas

Sony lança primeira câmera compacta do mundo com filtro low-pass que pode ser desativado. Muita tecnologia e um preço salgado.

8 anos atrás

sony_rx1_r_ii

Vamos falar de coisa boa? Vamos falar de Tek-Pix. Opa, não é não, vamos falar de Sony. Agora que o trauma de encarar que as câmeras da Sony estão entre as melhores do mercado, podemos falar dos equipamentos e seus preços exorbitantes. Pelo menos para nós, pobres mortais. A câmera da vez agora é a nova RX1 R II que chega ao mercado para acabar de promover a gourmetização das câmeras fotográficas compactas.

O equipamento chega com um sensor CMOS retroiluminado (Exmor R) full frame com absurdos 42 megapixels de resolução máxima que pode trabalhar com uma faixa de ISO nativo que vai do 100 ao 25.600. Esse ISO pode ser expandido para um 50-102.400. Antes de continuarmos, fica aqui a dúvida sobre a vantagem de ter um sensor full frame com uma quantidade absurda de pixels. A captação de luz fica restrita a um pixel pequeno e que vai gerar ruido. Mas, provavelmente, isso ainda possui algum tipo de apelo para com o consumidor.

sony_rx1_r_ii_2

A lente do equipamento e uma  Zeiss Sonnar T * fixa com 35 mm de distância focal e abertura máxima de f/2. Ou seja, temos aqui uma câmera compacta, full frame com lente fixa e não intercambiável. Porém, a grande sacada do equipamento, e que faz dele o primeiro do mundo, é a capacidade de ativar, ou não, o filtro low-pass em frente ao sensor da câmera. O filtro, para quem não sabe, previne o efeito moiré na imagem digital, porém diminui consideravelmente a nitidez da imagem. No caso específico deste equipamento, o fotógrafo pode reconhecer as situações a serem fotografadas e decidir pelo uso, ou não, do filtro. É um embate entre nitidez e efeito serrilhado em algumas imagens.

A câmera possui um visor eletrônico com 2,4 milhões de pixels, sistema de foco com 25 pontos, modo macro com aproximação de 14 cm, obturador na lente que possui velocidade de sincronização com o flash em 1/2.000 s, grava vídeos em Full HD com 30, 60 ou 24 frames por segundo,  e possui conexão Wi-Fi e NFC.

sony_rx1_r_ii_3

Dito isso, fica aqui a certeza de que esse não é um equipamento para meros mortais. A câmera veio para competir com os equipamentos top de linha da Fuji e roubar adeptos da Leica. A RX1 R II é um equipamento elegante e com qualidade voltado para quem pode pagar por esse conforto.

A nova câmera vai estar disponível em novembro de 2015 e o preço de venda fica em US$ 3.300,00.

Gostou do equipamento? Veja aqui algumas imagens oficiais feitas com o brinquedo.

Fonte: Petapixel.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários