Meio Bit » Arquivo » Games » Microsoft adquire a engine de física Havok

Microsoft adquire a engine de física Havok

Microsoft adquire a engine de física Havok e com isso passa a ter uma ferramenta que está disponível em praticamente todas as plataformas do mercado.

8 anos atrás

matrix-havok

A primeira vez que me dei conta da existência da engine Havok foi lá por volta de 2004, quando o mundo se preparava para o lançamento do Half-Life 2. Devido a Gravity Gun e a maneira como poderíamos interagir com objetos no cenário, só se falava da simulação da física que o jogo teria e este foi sem dúvida um aspecto que ajudou muito a fazer com que o game se tornasse um dos melhores FPSs já feitos.

De lá para cá vi o logo da ferramenta numa infinidade de títulos e se muitas vezes temos a sensação de estarmos vendo na tela algo muito parecido com que veríamos no mundo real, existe uma boa chance de que a responsável por isso seja a engine criada pela empresa irlandesa de mesmo nome.

Tendo feito tanto sucesso e facilitado tanto a vida dos desenvolvedores, no ano passado a Intel anunciou a aquisição da Havok e agora, num movimento um tanto inesperado o controle sobre a empresa passou para as mãos da Microsoft, num acordo que não teve valores divulgados.

Com a chegada da Havok à família Microsoft continuaremos trabalhando com desenvolvedores para criar experiências de jogos e continuaremos licenciando as ferramentas de desenvolvimento da Havok para parceiros,” disse a fabricante do Xbox One em um anúncio oficial. “Acreditamos que a Havok seja uma fantástica adição às ferramentas existentes e aos componentes de plataforma da Microsoft, incluindo o DirectX 12, o Visual Studio e o Microsoft Azure.

Resta saber como a aquisição poderá mudar a criação dos seus próprios jogos, mas independentemente disso a investida da Microsoft é interessante pois com isso ela terá uma engine rodando em praticamente todas as plataformas do mercado, desde o PlayStation 4 até o PC, passando pelo Wii U, 3DS, Vita e até dispositivos mobile. Além disso, ela também costuma aparecer no cinema, onde foi utilizada na produção de filmes como Matrix, Guerra Mundial Z e X-Men: Primeira Classe.

Dentre os próximos lançamentos da Gigante de Redmond que utilizarão a Havok temos o Crackdown 3, jogo que deverá contar com cenários 100% destrutíveis e que mais uma vez deverá servir para vermos toda a beleza visual fornecida pela engine (assim como os bugs mais bizarros).

havokchannel — Havok Physics Million Objects Colliding with Triangle Mesh for PS4

Fonte: TechTimes.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários