Meio Bit » Arquivo » Mobile » Baidu será o melhor amigo do Windows 10 na China

Baidu será o melhor amigo do Windows 10 na China

Na China, Microsoft faz parceria com Baidu para este ser a engine de buscas locais em vez do Google. Acordo inclui apps pré-instalados do Baidu no Windows 10 Express.

8 anos e meio atrás

baidu

A Microsoft parece um tanto desesperada para fazer com que o Windows 10 deslanche na China, tanto que aceitou realizar uma parceria que muitos podem considerar controversa: o Baidu, o rival chinês do Google agora é amiguinho de Redmond.

O acordo anunciado nesta quinta-feira faz do site Baudu.com tanto a página inicial do Microsoft Edge na China quanto o motor de busca padrão do navegador. Não obstante apps como Baidu Search, Video, Maps e Cloud virão pré-instalados no sistema operacional e por fim, os mais de 600 milhões de usuários dos serviços da gigante chinesa terão acesso a uma forma “mais simples” de atualizar seus sistemas, através de um canal de distribuição chamado Windows 10 Express.

Agora vamos considerar algumas coisas: é sabido por todo mundo que os softwares do Baidu são tudo, menos confiáveis. Embora seja uma empresa gigantesca na China principalmente por ter ocupado a lacuna deixada pelo Google, seus problemas com malwares e programas invasivos são conhecidos por todos. Por que diabos a Microsoft aceitaria se aliar com uma empresa tão mal vista no ocidente assim?

A questão é a pirataria. Na China o Windows XP ainda é intensamente usado e claro, maioria das cópias são ilegais. Para completar Pequim baniu o Windows 8 dos computadores do governo, o que não agradou nem um pouco a Microsoft. Como se livrar do XP pirata por lá se a China não deixa a empresa trabalhar com seu então SO principal?

A alternativa seria oferecer o Windows 10 gratuitamente, mesmo para usuários de cópias piratas. Isso foi cogitado até Redmond explicar que o update em si será feito, mas as versões não serão ativadas sem que o usuário pague pelas cópias. Não se sabe como o canal Windows 10 Express distribuirá as cópias do sistema aos chineses, se farão descontos ou fornecerão o SO de graça, explorando outras formas de monetização por lá.

De qualquer forma o Windows 10 parece estar indo bem por lá, com 10 milhões de computadores já rodando o sistema. Vamos ver se entupir o SO de programas duvidosos vai valer a pena para a Microsoft.

Fonte: Microsoft.

relacionados


Comentários