Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Com vocês… o Convencedor

Com vocês… o Convencedor

Que tal aprender a importância de cinto de segurança brincando de boneco de testes? É o que a Polícia de Connecticut fez, construíram um simulador onde você passa por uma batida a 10 km/h, e quer saber? Pelo visto funciona.

8 anos e meio atrás

tumblr_lxwgf0stzJ1qlpjy2o5_1280

Uma vez peguei um táxi onde o motorista não só reclamou que eu coloquei o cinto de segurança (é comum) como explicou que era ruim e desnecessário, que em caso de batida ele simplesmente esticaria a mão e me seguraria.

Fiquei triste pelo jornalismo estar tão mal das pernas que o Último Filho de Krypton tem que fazer bico de taxista, mas piora. Ele contou que uma vez foi abalroado, ficou metade pra fora do carro, salvo pelo cinto que usava obrigado mas foi “azar”, não aconteceria de novo.

A maioria das pessoas que acha esse sujeito idiota acredita que abaixo de 60 km/h não dá pra se machucar, mas a realidade é outra. Nossos corpos não foram feitos pra esse tipo de situação. Somos frágeis sacos de órgãos macios e líquidos. Perceber isso é importante, aí entra a Polícia Estadual de Connecticut, que desenvolveu vários equipamentos para demonstrar a importância de cintos de segurança, e os apresenta em campi universitários.

Um desses equipamentos é o Convencedor, um simulador de batida a 10 km/h. Mesmo com o cinto a pessoa percebe na pele (literalmente) as energias envolvidas, e mentalmente multiplica para o que deve ser uma batida a 60 km/h ou mais.

Outro é uma gaiola de rolagem, com uma carroceria onde bonecos são dispostos nos assentos e uma capotagem é simulada. Pela expressão de quem experimenta eu diria que O Convencedor… convenceu.

The Hartford Informer — The Convincer at the University of Hartford (Seat Belt Safety Simulator)

relacionados


Comentários