Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon desenvolve sensor CMOS com 250 megapixels

Canon desenvolve sensor CMOS com 250 megapixels

E a Canon diz que não gosta de brincar e desenvolve sensor APS-H com 250 megapixels. A maior resolução em sensores até 35 mm.

8 anos e meio atrás



sensor_250megapixels3

No começo o homem fez a fotografia digital, e ele viu que era uma boa. Depois a indústria notou que precisava de uma maneira para que o consumidor tivesse que trocar de câmera todos os anos. E foi assim que nasceu a guerra dos megapixels. Quem é mais jovem e não viu de perto a substituição da fotografia tradicional pela digital pode até não entender isso. Mas, os fabricantes utilizavam a quantidade de megapixels como sinônimo de qualidade de imagem e tentavam levar o consumidor doméstico a trocar de câmera constantemente. Muita gente caiu nessa mentira e teve muitas câmeras no decorrer do início da Era Digital.

Hoje os sensores estão, mais ou menos, estagnados em 16 megapixels. Para colocar mais do que isso em uma câmera doméstica creio que seria necessário um novo salto na tecnologia dos sensores fotográficos pequenos. Mas, quando o assunto são os sensores maiores, creio que o céu é o limite.

sensor_250megapixels2

A Canon acaba de anunciar o desenvolvimento de um sensor CMOS APS-H com estrondosos 250 megapixels de resolução máxima. O APS-H é um sensor menor do que o Full Frame 35 mm, com 29,2 × 20,2 mm; mas é maior do que o APS-C utilizado nas câmeras reflex cropadas. Ele foi utilizado com sucesso em algumas câmeras profissionais da Canon, como a 1D Mark IV.

A japonesa apresentou o sensor em um protótipo com uma lente 35 mm f/1,4. A imagem gerada possui 19.580 × 12.600 pixels e, como forma de comparação, é possível fazer a foto de um avião voando a 11 milhas e ainda conseguir ver as letras impressas na lateral da aeronave com o zoom da imagem.

Além de fotos, que devem ocupar um bom espaço em seu HD, o sensor também pode gravar um vídeo com a sua resolução máxima, porém com apenas 5 fotogramas por segundo. Isso gera um arquivo com 125 vezes mais resolução do que um vídeo Full HD e 30 vezes mais do que um vídeo em 4K. Ou seja, é possível conseguir um bom zoom em detalhes do vídeo e ainda continuarem com uma boa resolução.

sensor_250megapixels

Mesmo com todo o potencial para a fotografia, a Canon não falou nada sobre a utilização deste sensor em sua linha de câmeras. O objetivo da empresa é negociar a tecnologia para sistemas de segurança e para equipamentos industriais de precisão. Creio que talvez, em um futuro a médio prazo, o preço de fabricação deste novo sensor seja viável para os meros mortais.

Fonte: Petapixel.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários