Meio Bit » Arquivo » Hardware » IFA 2015 — Toshiba Radius 12, o 1º notebook 4K conversível

IFA 2015 — Toshiba Radius 12, o 1º notebook 4K conversível

4K já é lugar comum: Toshiba apresenta na IFA 2015 o Radius 12, o primeiro notebook reversível com tela Ultra HD; câmera está pronta para o Windows Hello

8 anos e meio atrás

toshiba-radius-12-002

A Toshiba não foi à IFA 2015 para falar apenas de HDs e SSDs. Os japoneses também entraram no bonde da alta resolução e apresentar o Radius 12, o primeiro notebook conversível do mercado a contar com uma tela 4K.

O 4K está cada vez mais se tornando lugar comum. Das duas uma, ou o custo de produção das telas Ultra HD caiu vertiginosamente nos últimos dois anos ou, mais provável o interesse do público inicialmente não foi grande o bastante, principalmente pela falta de conteúdo compatível. Agora o cenário mudou: temos vários canais de streaming que fornecem vídeos em 4K, do YouTube ao Netflix. A chegada do Ultra HD Blu-ray no fim do ano reforça ainda mais a vontade dos fabricantes em fornecer telas de maior resolução, e agora o recurso poderá enfim vender como deveria já que os preços despencaram.

Assim temos smartphones com telas Ultra HD e, correndo por fora já temos diversos notebooks com displays de resolução estonteante. Só que o Radius 12 dos japoneses da Toshiba é o primeiro a chegar ao mercado internacional sendo um modelo reversível, que pode ser usado também como um tablet de 12,5 polegadas.

toshiba-radius-12-001

O notebook será vendido em uma versão mais “modesta”, com display touch Full HD. Por baixo do capô temos processadores Intel Skylake até Core i7, RAM de até 8 GB e uma porta USB-C, mas diferente da Apple não é uma porta para a todos atormentar, há duas USB tradicionais e uma HDMI; então não se preocupe com adaptadores.

Como é de se esperar o Radius 12 sai de fábrica com o Windows 10 instalado, e por falar nisso a Toshiba diz que a câmera do notebook é plenamente compatível com o recurso Hello, embora algumas dúvidas tenham sido levantadas sobre como instalar uma RealSense em um corpo tão fino (a maioria dos notebooks do mercado compatíveis são de 15″ para cima).

A previsão da Toshiba é introduzir o Radius 12 no mercado já no quarto trimestre. O preço não foi anunciado.

Fonte: Extreme Tech.

relacionados


Comentários