Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook M — nova assistente virtual pretende concorrer contra Cortana e Siri

Facebook M — nova assistente virtual pretende concorrer contra Cortana e Siri

Surge nova assistente virtual para concorrer contra Cortana e Siri: trata-se da Facebook M, presente desde hoje (26/08) no aplicativo FB Messenger de alguns seletos usuários californianos.

8 anos e meio atrás

Laguna_Facebook_M_logo

Possível logo da Facebook M (crédito: 9 to 5 Google)

Depois de começar a entrar no mundo das transações financeiras com seu próprio sistema de pagamentos, o Facebook aparentemente vai entrar no concorrido ramo das assistentes virtuais. Ao menos foi o que David Marcus, vice-presidente de aplicativos de mensagens instantâneas do Facebook, confirmou hoje (26/08) em seu perfil público na rede social.

Laguna_Moneypenny

Facebook adota Moneypenny como assistente, pobre James Bond (crédito: The Complainist)

Segundo a Wired, alguns seletos usuários californianos do app Facebook Messenger já se depararam com a assistente M. Sim, a inspiração veio da Moneypenny das histórias do agente James Bond.

A Facebook M promete cumprir o que outras assistentes virtuais não conseguem: caso o algoritmo não dê conta de responder as solicitações dos usuários, teremos seres humanos do outro lado para supervisionar tal inteligência artificial. Ela poderá fazer compras diversas, enviar presentes aos amigos mais próximos, fazer reservas em restaurantes e por aí vai.

Laguna_Facebook_Moneypenny_iOS

Facebook M em ação (crédito: Wired)

A principal forma de interação com a Facebook M é o próprio chat do Messenger: os usuários serão capazes de “conversar” com a M como fariam com qualquer outro contato no Facebook Messenger. O tio Laguna fica a imaginar se a M já não existe na rede social, pois já me deparei com supostos seres humanos que conversavam como bots.

Tentaremos prever suas intenções em fazer algo. Sejam compras, reservas, viagens, esta é uma ótima oportunidade para fazermos dinheiro: o Facebook Messenger sendo a primeira etapa dos usuários de smartphones.” — David Marcus, VP do FB Messenger

A Facebook M será independente do perfil na rede social, sendo visível apenas para quem a estiver usando como assistente. Com isso o Facebook promete total privacidade, embora o algoritmo por trás da M faça uma espécie de histórico dos pedidos de cada pessoa, até para sugerir novos ou mesmo acompanhar o cumprimento daquelas solicitações que foram resolvidas pelos outros seres humanos.

Acho que o Mark Zuckerberg entrou na corrida para se aliar aos cilônios primeiro e jurar fidelidade à nova Skynet.

Fonte: 9 to 5 Mac.

relacionados


Comentários